O Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugurou recentemente o Espaço do Cidadão. Presente em inúmeras cidades de Portugal, no Consulado Geral de Paris e, agora – pela primeira vez fora da Europa –, em São Paulo, o Espaço do Cidadão vai dar aos portugueses residentes no Brasil a oportunidade de solicitar serviços anteriormente disponíveis apenas em Portugal.

EspacoCidadaoSP

“Reside, na grande área urbana de São Paulo, uma comunidade portuguesa muito numerosa, e dentro dessa comunidade existem dois grandes segmentos: a comunidade portuguesa tradicional, há muito tempo enraizada em São Paulo, mas também um segmento mais jovem que veio para São Paulo mais recentemente, e que tem qualificações profissionais e um espírito empresarial e inovador, que é de salientar”, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ao jornal Mundo Lusíada.

Atualmente, mais de 500 empresas contam com capital português em São Paulo.

“O Brasil constitui um dos países de maior importância nas relações económicas e comerciais que Portugal tem com o mundo. Hoje há um fluxo significativo de investimento brasileiro em Portugal, nomeadamente nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e há também um grande investimento de empresas portuguesas no Brasil, particularmente em São Paulo”, realçou.

“São Paulo, quer a cidade, quer Santos, quer a Região Metropolitana, é hoje uma das mais importantes bolsas eleitorais portuguesas, isto é, aqui existem milhares de pessoas que votam regularmente nas eleições nacionais portuguesas, quer nas eleições para presidente, quer nas eleições para o Parlamento”.

A aposta do governo é aumentar ainda mais essa participação. “É preciso mais, porque temos fracos níveis de recenseamento e, portanto, contribuir para aumentar a participação eleitoral é um dos nossos objetivos”.

O novo Espaço do Cidadão está inserido num contexto de profunda modernização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que se notabiliza por ter sido o primeiro consulado do mundo a ter uma aplicação própria para smartphones, além de ser bastante ativo em plataformas digitais como Facebook, Instagram e Youtube.

“O Consulado Geral de São Paulo prima pela modernização, simplificação e maior proximidade dos seus serviços, e a instalação de um Espaço do Cidadão é mais um enorme passo neste sentido. É apenas o segundo fora de Portugal, o primeiro fora da Europa, o que mostra a importância desta cidade para a comunidade portuguesa no exterior e para as relações entre os dois países”, disse Paulo Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo.

A escolha de São Paulo para ser a segunda cidade fora de Portugal a receber o novo balcão, reflete também as várias solicitações de serviços consulares que a capital paulista recebe, sendo o Consulado português que mais atribui cidadanias portuguesas em todo o mundo.

in PORT.COM