Resolução nº. 501/2016
Considerando a necessidade de promover um envolvimento mais ativo das comunidades madeirenses dispersas pelo mundo na definição da política adotada pelo Governo Regional para as migrações;
Considerando que o Decreto Legislativo Regional nº. 5/2016/M, de 3 de fevereiro instituiu a organização regional para as comunidades madeirenses, criando o Fórum Madeira Global e o Conselho da Diáspora Madeirense;
Considerando que nos termos do artigo 8º. do diploma acima mencionado compete ao Governo Regional designar os 21 conselheiros efetivos que compõem o Conselho da Diáspora Madeirense.
O Conselho do Governo reunido em plenário em 4 de agosto de 2016, resolveu:
1- Designar para o Conselho da Diáspora Madeirense os seguintes conselheiros efetivos:
África do Sul
José Ilídio do Nascimento
Filho de pais madeirenses, nasceu em Joanesburgo. Exerce advocacia há 35 anos e é líder do HIP Alliance. Reside em Joanesburgo.
José Luis Silva
Natural de São Gonçalo, reside em Joanesburgo há 44 anos. Foi jornalista e correspondente do Diário de Notícias. Atualmente é correspondente do JM. É empresário na África do Sul na área do Turismo.
Austrália
Brasil
Maria Vieira Sardinha Gonçalves
Natural de São Paulo, filha de madeirenses de Machico. Pesquisadora e colaboradora do Centro de Estudos de História do Atlântico – CEHA. Fundadora e Coordenadora Geral do Folclore e Etnografia Região Autónoma da Madeira - Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira.
Europa
José António Gonçalves
É natural do Funchal e reside na Bélgica. É consultor, analista e assessor para várias entidades belgas e internacionais ligadas ao turismo.
Portugal
Casa da Madeira de Coimbra – Marlene Figueira de Sá
Foi eleita Presidente da Casa da Madeira de Coimbra a 1 de Dezembro de 2018.
Casa da Madeira do Porto – Ricardo Jesus
Nascido em 1967, é natural do Monte. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Arquiteto como profissional liberal, foi várias vezes dirigente e é, atualmente, Presidente da Direção da Casa da Madeira do Norte, uma instituição de utilidade pública que se propõe promover e divulgar a arte e a cultura madeirenses, bem como proporcionar na sua sede um local de acolhimento e convívio a todos os madeirenses que permaneçam de forma temporária ou permanente no Norte.
Reino Unido
João Carlos Nunes
Nasceu no Funchal. Chegou a Jersey há 47 anos e é empresário no ramo hoteleiro há 38 anos naquela ilha do Canal.
José Abelino Quintal da Silva
Nasceu em Gaula. É empresário no ramo da restauração e reside em Londres.
Venezuela
José Aleixo Vieira Mendonça
Natural do Funchal. É empresário e jornalista e reside em Caracas. Em 1999 com outros portugueses criou o jornal ‘CORREIO de Caracas’, depois rebatizado de ‘CORREIO de Venezuela’ que é hoje um marco na comunicação entre os Portugueses e descendentes que vivem no País.
Nelson Nunes Sousa
Nasceu no Funchal, é empresário e um dos grandes promotores da construção do Santuário de Fátima, na Venezuela. Reside em Los Teques.
Gil Caldeira
Nasceu na Boaventura, São Vicente, foi presidente do Centro Português de Caracas entre 2014 e 2016. É advogado e reside em Caracas.