Esta decisão decorre dos compromissos assumidos nos encontros 'Diálogos com a Comunidade', que aconteceram em Londres e Manchester, em janeiro, e que envolveu seis secretários de Estado.
O Governo reforçou o quadro de funcionários na embaixada de Portugal em Londres com uma adida social, de acordo com a política de aumento dos meios consulares.
"Na sequência da política de reforço de meios consulares para o Reino Unido, foi designada uma adida social que entra em funções de imediato", referiu o gabinete de José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades, em comunicado.
De acordo com o comunicado, por "despacho do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas foi designada Maria João Morgado para, em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, desempenhar o cargo de adida técnica principal na área social na embaixada de Portugal em Londres".
Ainda segundo informações do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o consulado-geral de Portugal em Londres já organizou uma sessão de informação, em meados de fevereiro, na qual participaram 23 dirigentes associativos e representantes comunitários.
A sessão pretendeu dar às associações informações relevantes sobre os procedimentos de obtenção do certificado de registo e da residência permanente no Reino Unido, a formação sobre procedimentos e atos consulares praticados pelo consulado-geral, além da calendarização de eventos culturais da comunidade portuguesa.