A Universidade da Madeira (UMa) foi palco de mais uma edição do Fórum da Empregabilidade, nos dias 16 a 17 de fevereiro. A organização esteve a cargo do Observatório de Emprego e Formação Profissional da Universidade da Madeira.

UMaForum

À semelhança das edições anteriores, o V Fórum da Empregabilidade decorreu no Campus da Penteada e contemplou a realização de diversas atividades, nomeadamente 8 sessões formativas em sala e a realização de uma bolsa de contactos. O objetivo era contribuir para a promoção do ingresso dos alunos da UMa no mercado de emprego.
As sessões formativas foram asseguradas por diversas personalidades externas à universidade, todas provenientes do meio empresarial e institucional, tendo em vista sensibilizar e mobilizar os estudantes universitários para os desafios e os comportamentos que o ingresso no mercado de emprego exige na contemporaneidade.
A bolsa de contactos pretendeu ser um espaço de interação entre o aluno e o mercado de emprego, propício à exploração da relação com potenciais empregadores, sobretudo, através de contactos diretos e presenciais, num esforço de aproximação entre a comunidade académica e a comunidade envolvente.
Para além da autoridade regional de emprego (Instituto de Emprego da Madeira), do Serviço de Consulta Psicológica da UMa, e do próprio Pólo de Emprego da UMa, foram muitas as entidades que colaboraram e participaram nesta iniciativa, nomeadamente a ACIF / CCIM - Associação Comercial e Industrial do Funchal / Câmara do Comércio e Indústria da Madeira, Câmara Municipal do Funchal, Banco Santander Totta, Grupo Sousa, Grupo Porto Bay, Randstad, SONAE MC, ACIN, ODKAS, Make It Work, Talenter, TMI e TV APP Agency.
Durante a visita ao Fórum, o Reitor da UMa, Professor Doutor José Carmo, destacou a crescente adesão e participação de empresas, relevando a oportunidade para dar a conhecer aos alunos as principais competências exigidas pelas empresas no momento de seleção dos seus candidatos.
Por sua vez, a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Dra. Rubina Leal, que tutela a pasta do Emprego, enalteceu a importância deste tipo de iniciativas destinadas aos jovens, que estão no ensino superior e que se preparam para entrar no mercado de trabalho, sobretudo para apresentar-lhes os programas existentes, em particular os de apoio ao Empreendedorismo e à criação do próprio emprego.
Também presente nesta ocasião, a Vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Dra. Madalena Nunes, que tem os pelouros dos Recursos Humanos e Formação e ocupação em contexto de trabalho, destacou os três grandes projetos da autarquia neste âmbito: o Balcão do Investidor, os Programas Municipais de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho, e o projeto Mexe-te 2.0.

in UMa