A crise na Venezuela tem levado muitos jovens lusodescendentes a emigrar para outros países. A crise política, social e económica da Venezuela, está a “atentar” contra a preservação das tradições portuguesas e provoca a emigração de jovens.

crisevenezuela

Prova disso é a falta de um público massivo nas Festas das Fogaceiras, uma iniciativa da Associação de Amigos de Terras de Santa Maria da Feira que reúne centenas de emigrantes no Centro Português de Caracas. Rodrigo Ferreira, presidente da associação portuguesa, referiu que a insegurança e a inflação são os maiores “entraves” do evento.

Por outro lado, explicou, no passado os jovens participam e envolviam-se nas diferentes festividades o que agora já não acontece, porque “muitos” estão a deixar a Venezuela.

“Os jovens estavam (a participar), atualmente já não temos essa adesão, porque as condições da Venezuela nos últimos anos se deterioraram muito e lamentavelmente uma grande percentagem da juventude já não está na Venezuela”, disse.

Segundo o presidente da Associação de Amigos de Terras de Santa Maria da Feira, os lusodescendentes “têm migrado para outros países, porque as condições não lhes permitem ter uma estabilidade de vida, atualmente, na Venezuela e isso atenta contra o que é promover e manter as nossas tradições”.

“Eu próprio sou um deles (pais que viram os filhos emigrar). Alguns dos meus filhos já estão fora do país, justamente por não terem condições para ter um futuro neste país”, concluiu.

in PORT.COM