A Madeira esteve entre as montanhas dos Alpes e o mar adriático que banha a bela cidade de Veneza, capital da região de Veneto, para celebrar o XVIII capítulo da Congrega dei Radici e Fasioi, em Susegana, na província de Treviso, Itália, a convite do Grão Mestre Antonio Roccon.
Ao longo dos dias 13, 14 e 15 de Janeiro, dois membros da Confraria Gastronómica da Madeira espalharam, para além da gastronomia, a cultura madeirense nas diversas actividades do evento com particular ressalva durante a visita as Dolomites (região Cortina d’Ampezzo) - Património Mundial da Unesco onde o ‘barrete de vilão’ encantou os presentes enquanto aquecia e bem as orelhas dos confrades nas temperaturas negativas (-10º c) dos montes Alpinos.
Na cerimónia capitular, mais de duzentas pessoas estiveram presentes com inúmeras confrarias de diversas regiões de itália, algumas de Portugal e Espanha e uma da Estónia.
Todos foram convidados a visitar a Madeira, particularmente no último fim-de-semana de abril quando decorrerá o XVII Grande Capítulo da confraria madeirense