O questionário, que vai ser lançado nas redes sociais, destina-se ao levantamento dos jovens qualificados que abandonaram o país nos últimos anos. A Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP) lançou um questionário para estudar a emigração de jovens qualificados, no âmbito do programa “Empreender 2020”, que visa ainda perceber de que forma aqueles quadros podem ser convencidos a regressar.
O questionário online, ligado ao programa “Empreender 2020 – Regresso de uma Geração Preparada”, destina-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa ou nascidos em Portugal residentes no estrangeiro com formação de nível pós-secundário. As respostas do questionário são anónimas e confidenciais e destinam-se somente ao levantamento dos jovens qualificados que abandonaram o país nos últimos anos.
O programa “Empreender 2020” foi simbolicamente lançado há cerca de três semanas no Porto com uma largada de balões e este questionário é a sua primeira ação concreta. Os objetivos deste programa, de acordo com um comunicado da Fundação AEP enviado à Lusa, são fazer o levantamento de jovens emigrantes detentores de elevadas competências técnicas e educativas, assim como avalizar o potencial de retorno desse capital humano e estimar o seu impacto no desenvolvimento económico de Portugal.
O projeto pretende também identificar as condições que favoreçam o retorno e desenhar cenários concretos de atuação com vista ao regresso desta geração e, ainda, debater um modelo de desenvolvimento capaz de acolher estes jovens.
O “Empreender 2020″ quer divulgar oportunidades de empreendedorismo qualificado e criativo e também reforçar o relacionamento empresarial na diáspora.
De acordo com o comunicado, “o programa quer incentivar a possibilidade de parcerias entre empresários portugueses e jovens emigrantes que queiram regressar (enriquecidos com o ‘know how’ entretanto adquirido) ou de parcerias de empresas portugueses com jovens emigrantes que queiram permanecer no seu país de acolhimento e que aí possam potenciar essas empresas portuguesas”.
Este questionário vai ser lançado nas redes sociais, como em grupos das redes sociais Facebook da diáspora e no LinkedIn, em bases de dados do grupo-alvo, entre outros meios. O questionário encontra-se também acessível na página Facebook do programa.