O Lar Padre Joaquim Ferreira, localizado na Urbanização Los Anaucos do Estado Miranda, surgiu graças a uma iniciativa dos membros do Comité de Damas Portuguesas, que fazem parte de um grupo de beneficência que está sempre presente nos trabalhos e organizações que se realizam juntamente com a Junta Diretiva. Atualmente, o lar conta com 56 idosos que fazem parte da comunidade luso-venezuelana e que estão a ser apoiados pelos trabalhadores, irmãs que lideram a instituição, ajudando da melhor forma que podem.
Segundo Margarita Bejas de Dos Santos, responsável pelas relações públicas, o lar está a ser sustentado por diversas organizações que se empenham para garantir qualidade de vida aos carenciados utentes de terceira idade que os habitam. «O mais importante é que conseguimos manter o lar aberto, dando amor e carinho a todos», destacou. Ainda, fez saber que a Academia do Bacalhau de Caracas, juntamente com algumas empresas privadas que fazem parte da comunidade portuguesa, têm feito eco do seu valor comunitário para com os velhinhos. Também alguns grupos de supermercados têm sido incentivados para colaborar com almoços e lanches para os idosos e familiares. Para tal, colaboram da melhor forma que podem com o lar e com o grupo Virgen de Fátima, que tem colaborado muito, assim como o grupo Charallave.
«Apesar da situação que se vive no país e do ano de 2016 ter sido muito complicado, o ano termina de forma satisfatória porque o esforço que temos vindo a fazer em conjunto tem dado frutos», declarou Margarita, sublinhando a ajuda da associação Nietas del Lar, que têm sido incansáveis a realizar e organizar reuniões e jornadas com todos os membros do lar. Lanches, almoços, jogos, boa companhia e imensa vontade de continuar a lutar são legados das “netas”.
Nesse sentido, na quinta-feira 15 de dezembro estas foram as autoras da festa de Natal com os “avós” do lar, contanto com um grande almoço e a companhia de seres queridos. Por sua vez, no sábado 17 de dezembro, um grupo de beneficência de Montalbán realizou uma iniciativa cheia de pormenores e prendas, como manda a boa tradição natalícia.
Como tal, Margarita destacou o seu desejo para que no próximo ano tudo termina com êxito, como neste ano. «Esperamos que 2017 seja um ano cheio de paz e prosperidade», anunciou quando convidou os presentes a assistir ao ato de Natal realizado pelos idosos e as quatro freiras do lar, que se realizou no dia 21 de dezembro. Da mesma forma, convidou as empresas e o público em geral a participar na melhoria da qualidade de vida dos idosos da comunidade, para que evoquem a sua voz e se unam ao lar.
Importa recordar que o lar nasce para ajudar os idosos e mais necessitados da comunidade portuguesa. Tem uma área de 16 mil metros quadrados, com uma área de construção de 5 mil, com uma capacidade para cem internos, com condições excelentes e uma vista fabulosa. As “netas” oferecem um variado programa de animação com atividades várias, onde podem passar tarde agradáveis e diferentes, com iniciativas diferentes, como Dia do Avó, Páscoa, Halloween, Natal e outros.
Contribuir para uma causa
Se deseja contribuir para o Lar Padre Joaquim Ferreira, pode entrar em contacto com a secretária Luisa Bonilla através dos contactos (0212) 2580230 e (0212)2562239, ou pelo correio eletrónico .