As iluminações no centro do Funchal acenderam hoje, mais cedo do que é habitual, com uma decoração mais atrativa e homogénea, dados os novos edifícios que se integraram no projeto deste ano e também mais colorida, em homenagem a algumas das principais comunidades da Diáspora madeirense.
Isso mesmo referenciou o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, hoje ao início da noite, durante a visita oficial aos projetos decorativos que integram as Festas do Natal e Fim-de-ano, onde destacou o facto de, pela primeira vez, quatro dos cinco pinheiros natalícios surgirem decorados com as cores das bandeiras alusivas aos emigrantes madeirenses espalhados pelo mundo inteiro.
De referir que, no total, foram investidos 3,2 milhões de euros para as Festas deste ano, sendo que, para as iluminações foram gastos 1,5 milhões de euros, incluindo as mais de 600 mil lâmpadas utilizadas e, para o fogo do Fim-de-ano, cerca de 800 mil euros. Menos meio milhão de euros em relação ao ano passado mas que, ainda assim, consegue cumprir um cartaz mais prolongado.
As iluminações arrancaram hoje, uma semana antes do habitual, assim como toda a animação prevista, a qual também perdura até mais tarde este ano, concretamente até 8 de janeiro.
A afluência de pessoas foi bem visível já no primeiro dia das iluminações, que atrairam centenas à baixa citadina, que não quiseram perder a primeira oportunidade para ver as decorações de Natal.