São três dias dedicados a conhecer de forma mais aprofundada o poeta madeirense Herberto Helder. O congresso ‘Herberto Helder – a vida inteira para fundar um poema’ decorre até à próxima quarta-feira, no Colégio dos Jesuítas, e conta com o contributo de especialistas na sua obra. A sessão de abertura deu-se ao início desta manhã.
É de forma apaixonada que Rosa Maria Martelo, investigadora da Universidade do Porto, fala da escrita do madeirense. Reconhece que não é um autor de fácil leitura, mas sim de fácil paixão. A oradora do congresso, que lê Herberto Helder desde os 16 anos, afirma que é um autor com uma “obra vasta, elaborada e singular”, que está constantemente à descoberta.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente doo Governo Regional, Miguel Albuquerque, que ressalvou a importância de eventos como este para fomentar a cultura das Humanidades no seio dos mais novos e o gosto pela poesia.
O reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, fez questão de agradecer a todos os envolvidos na organização deste congresso e salientou o orgulho da instituição em ser a primeira a prestar homenagem a Herberto Helder festa forma.
O congresso é organizado pelo Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira.