A Relação entre Turismo e Culturas Insulares esteve esta semana em análise na Universidade da Madeira, na II Jornada CIERL. Promovida pelo Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, no âmbito da Linha de Investigação Cultural Mobility & Transfer in Island Contexts – Case Studies e do Projeto TRATUÁRIO.

RTurismoCulturas

Percursos para a História da Cultura Madeirense, a II Jornada CIERL teve como principal objetivo alargar o debate sobre a complexa relação entre Turismo e Cultura, promovendo a reflexão sobre o modo como o turismo implica e está implicado no sistema cultural de espaços insulares, em especial em casos como o da Madeira, cuja tessitura socioeconómica se tem ancorado fortemente nas indústrias turísticas.
O programa científico das jornadas incluiu a conferência plenária “What is so special with Island Tourism?”, dinamizada por Godfrey Baldacchino, Professor de Sociologia da Universidade de Malta e Presidente da International Small Islands Studies Association (ISISA), e diversas sessões de trabalho.
O programa cultural e social compreendeu uma visita à exposição fotográfica “IMAGO”, de Filipe Gomes e a apresentação e debate da Atividade Cultural “Madeira Cultural Landscape: 30 Years of Change, de Rui Campos Matos e João Costa Nóbrega, na sede da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos.
Em termos gerais foram umas jornadas muito participadas, tendo constituído efetivos exercícios de partilha, debate e (re) construção de conhecimento.

in UMa