Depois de New Bedford, Newport, Providence e Boston, o líder madeirense viaja para o Canadá na tarde de hoje com duas cidades na rota: Montreal e Toronto.

IniciovisitaCanada

Esta terça-feira, em Montreal, onde se estima que a comunidade portuguesa seja composta por 65 mil pessoas, embora só 600 sejam madeirenses, Albuquerque fará uma visita à sede da Caixa Desjardins Portuguesa, uma instituição financeira de referência da Comunidade Portuguesa do Quebec e um convívio na Missão Católica Portuguesa de Santa Cruz. A última etapa do périplo presidencial contempla uma passagem por Toronto.

Para além de encontro com empresários no Consulado Geral de Portugal, Miguel Albuquerque e comitiva visitam a galeria dos Pioneiros, património da Comunidade Portuguesa, que em 2003 foi fundada por dois madeirenses, casos de Bernardete Gouveia e de José Mário Coelho, com o intuito de perpetuar a memória e as histórias dos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá. Antes do regresso a Portugal, há ainda um encontro com a comunidade no Canadian Madeira Club, instituição fundada em Junho de 1963, 10 anos após a chegada do primeiro grupo de madeirenses.

Albuquerque terá encontros com entidades governamentais e municipais em Toronto e Montreal, estando prevista audiência com o Ministro das Finanças, Charles de Sousa e com com o Presidente da Câmara de Montreal, Denis Coderre. Preside também a reunião com empresários e operadores turísticos portugueses e canadianos alusivo ao tema “Oportunidades de negócio e o sector turístico da Madeira”.

in Diário de Notícias da Madeira