"0 sucesso não tem mal nenhum". A declaração de Miguel Albuquerque proferida na noite deste domingo, durante um jantar com empresários de East Providence e Newport, bem podia ser um recado para a política interna nacional. Mas não. Perante a vice-cônsul Márcia Sousa e senador Daniel da Ponte, o presidente limitou-se a enaltecer o espírito de trabalho e engenho da comunidade portuguesa com resultados evidentes na dinâmica demonstrada em vários sectores da sociedade, bem ao estilo americano.

Albuquerquelogiacomunidade

O presidente do governo regional não esconde que admira a forma determinada como tudo se operacionaliza nos EUA, sem os complexos e burocracias de outras paragens. Uma atitude que gostava de ver em prática em Portugal. Mais uma razão para intensificar a promoção do destino Madeira neste mercado, sendo ponto assente que no próximo ano, a 4 de Julho, dia da comemoração da independência norte-americana, a Região vai participar na parada mais antiga alusiva à data no estado de Rhode Island.

O domingo ficou preenchido pela descoberta dos encantos de Newport, cidade conhecida pelas esplendorosas mansões e pelo maior museus de ténis do mundo e houve ainda uma visita ao 'Portuguese Discovery Monument'. Inaugurado em 1988 pelo Presidente Mário Soares, o monumento simboliza as boas relações existente entre Portugal e Estados Unidos e atitude de conquista e descoberta lusas. Boston domina a agenda desta segunda-feira.

Depois de encontro com o Cônsul de Portugal, José Velez Caroço surge a aguardada visita ao MIT. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com quem a Madeira tem parceria é uma universidade privada de pesquisa, localizada em Cambridge. Fundada em 1861, como resposta à crescente industrialização dos Estados Unidos, o MIT, tem hoje cinco escolas e uma faculdade com um total de 32 departamentos. É frequentemente citada entre as melhores universidades do mundo, tendo formado mais de 120 mil alunos e contribuído para 77 prémios nobel.

Segue-se um importante encontro com empresários, sobretudo ligados ao comércio, com o intuito de reforçar as relações e divulgação de produtos da Região, mas também ao empreendedorismo e à inovação, sem esquecer os contributos políticos dos luso-descendentes e as relações institucionais com as comunidades.

in Diário de Notícias da Madeira