Miguel Albuquerque e Eduardo Jesus vão andar nos próximos 10 dias pelos Estados Unidos da América e Canadá a promover as potencialidades da Região, atractividade que não se limita ao Turismo e que recorre a instrumentos ainda pouco conhecidos os mercados externos. Levam na bagagem o ‘Citizen By Investment’, mecanismo destinado à captação de investimento estrangeiro, bem como o projecto ‘Brava Valley’, que tem como motor a ACIN e assume querer vingar como cluster de incentivo à inovação e ao empreendedorismo.
Nesta cruzada contra as dependências económicas, também serão mediatizados os benefícios fiscais concedidos pelo Centro Internacional de Negócios e a capacidade de crescimento da Zona Franca Industrial.
Visita ao MIT na agenda
Em Boston e New Bedford, as primeiras etapas da visita, os governantes tirarão proveito do facto de estarem no centro económico, cultural e educacional do estado de Massachusetts.
Boston domina a agenda de segunda-feira. Depois de encontro com o Cônsul de Portugal, José Velez Caroço surge a aguardada visita ao MIT. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com quem a madeira tem parceria é uma universidade privada de pesquisa, localizada em Cambridge. Fundada em 1861, como resposta à crescente industrialização dos Estados Unidos, o MIT, tem hoje cinco escolas e uma faculdade com um total de 32 departamentos. É frequentemente citada entre as melhores universidades do mundo, tendo formado mais de 120 mil alunos e contribuído para 77 prémios nobel.
Segue-se um importante encontro com empresários, sobretudo ligados ao comércio, com o intuito de reforçar as relações e divulgação de produtos da Região, mas também ao empreendedorismo e à inovação, sem esquecer os contributos políticos dos luso-descendentes e as relações institucionais com as comunidades.
No Canadá, para além de encontros com entidades governamentais e municipais em Toronto e Montreal, estando prevista audiência com o Ministro das Finanças, Charles de Sousa e com o Presidente da Câmara de Montreal, Denis Coderre, haverá uma reunião com empresários e operadores turísticos portugueses e canadianos alusivo ao tema “Oportunidades de negócio e o sector turístico da Madeira”.
Empresários integram comitiva
Para além do presidente do Governo Regional e do secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, integram a comitiva madeirense o técnico Superior do Centro das Comunidades Madeirenses, Gonçalo Nuno dos Santos; o director da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, Filipe Teixeira; o presidente e directora da Socicorreia, Custódio Correia e Elizabete Pereira; o presidente e directora da ACIN Icloud Solutions, Luís Sousa e Sandra Mendes Y Fernández; bem como o empresário e Conselheiro da Diáspora Madeirense, José Aleixo Vieira.
Pedidos de entrevista
A visita tem forte componente mediática. O DIÁRIO apurou que logo no primeiro dia está previsto um encontro com a comunicação social, em formato de conferência de imprensa. Portuguese Times, O Jornal, Portuguese Channel, Rádio Voz do Emigrante, Standard Times, WJFD são os meios interessados na meia-hora de conversa com Albuquerque. Não admira. A maior estação de rádio de língua portuguesa nos Estados Unidos está localizada em New Bedford e completa este ano 40 anos de existência. A estação é, desde há cinco anos, propriedade do casal Arruda, que desde o momento em que participou num programa “ao vivo” se apaixonou pelo projecto. O mesmo acontecerá no Canadá, destacando-se a visita à CIRV Rádio FM 88.9, uma estação de rádio do Canadá que adopta um formato multicultural.
Paragens obrigatórias
Albuquerque vai ter que submeter-se a um conjunto de visitas obrigatórias. Caso do périplo pelo New Bedford Whaling Museum que é geminado com o Museu da Baleia da Madeira. Será recebido pelo Presidente do Museu, James Russell e por Armand Fernandes, ex-Presidente do Board of Trustees do Museu e descendente de madeirenses.
New Bedford é também conhecida como a ‘Cidade das Baleias’, devido ao facto de possuir um dos mais importantes portos da indústria balear do mundo. Está completamente identificado com o Mar e a rica história do Museu revela uma relação íntima com as comunidades que serve.
O Museu foi fundado em 1903 pelos filhos dos progenitores da indústria baleeira norte-americana, motivados pelo orgulho cívico e o enorme desejo de preservar os artefactos.
O domingo fica reservado para uma visita ao Portuguese Discovery Monument. Inaugurado em 1988 pelo Presidente Mário Soares, o monumento simboliza as boas relações existente entre Portugal e Estados Unidos, mercê do importante contributo da comunidade luso-americana a todos os níveis.
Centros madeirenses privilegiados
A comitiva madeirense vai percorrer várias instituições onde os madeirenses se juntam para reviver tradições e sentir o pulsar da terra natal.
No primeiro dia, vai ao Madeira Field, havendo um encontro com a Comunidade Madeirense no Clube SS Sacramento e no dia seguinte terá um encontro com a comunidade Madeirense radicada em East Providence.
No Canadá, na terça-feira haverá uma visita à sede da Caixa Desjardins Portuguesa, uma instituição financeira de referência da Comunidade Portuguesa do Quebec e um convívio na Missão Católica Portuguesa de Santa Cruz.
A última etapa da visita contempla uma passagem por Toronto. Para além de encontro com empresários no Consulado Geral de Portugal, Miguel Albuquerque e comitiva visitam a galeria dos Pioneiros, património da Comunidade Portuguesa, que em 2003 foi fundada por dois madeirenses, casos de Bernardete Gouveia e de José Mário Coelho, com o intuito de perpetuar a memória e as histórias dos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá.
Antes do regresso a Portugal, há ainda um encontro com a comunidade no Canadian Madeira Club, instituição fundada em Junho de 1963, 10 anos após a chegada do primeiro grupo de madeirenses.