O secretário de Estado das Comunidades disse estar a ser preparado para dezembro, em Sintra, um encontro de micro e pequenos investidores portugueses emigrados em várias regiões do mundo.

GovernorganizaemSintra

O encontro, a realizar nos dias 8 e 9 daquele mês, resulta do trabalho que está a ser realizado, há dois meses, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, que resultou na identificação de mais de 5.000 pequenos empreendedores que são emigrantes portugueses, referiu José Luís Carneiro.

“Queremos promover o encontro entre esses investidores com os municípios que já têm os gabinetes de apoio ao emigrante devidamente articulados com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora”, frisou o secretário de Estado.

Sublinhou ainda a importância desses portugueses conhecerem os municípios portugueses e as oportunidades de investimentos que lá existem. E também, acrescentou Carneiro, “que os municípios conheçam esses portugueses extraordinários espalhados pelo mundo e que têm condições e recursos para investir no seu país”.

A título de exemplo, recordou que, só em França, há cerca de 45.000 empresas com capitais de portugueses e a Câmara de Comércio Franco-portuguesa tem 500 associados portugueses que mobilizam cerca de 1.000 milhões de euros por ano.

Prosseguindo com exemplos, referiu que o maior distribuidor de pão da Cidade da Praia, em Cabo Verde, é um português e que alguns dos mais dinâmicos empresários da restauração e turismo na Venezuela e Brasil são também portugueses.

“Significa isto que há um potencial imenso do ponto de vista económico e financeiro nas comunidades portuguesas”, concluiu.

in PORT.COM