O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, jantou ontem com a Comunidade Madeirense em Maracaibo, no âmbito da sua visita à Venezuela e das celebrações do dia da Região.
Numa nota de imprensa, descreve que alguns conterrâneos lá emigrados manifestaram palavras de «desagrado» relativamente ao sinal da RTP Internacional estar a ser recebido em «mau estado» na região.

Sergiomarquesconheceas
«O SRAPE comprometeu-se a discutir o assunto com a Administração da RTP, assim que regresse a Portugal», refere o comunicado.
No mesmo jantar, Sérgio Marques teve encontro marcado com primeiras, segundas e terceiras gerações de emigrantes, onde constatou a proximidade que os madeirenses e os seus descendentes ainda mantêm com Portugal e com a Madeira, em particular.
Encontrou-se igualmente com empresários que lhe transmitiram as suas preocupações relativamente à situação do país.
Segundo refere o comunicado alguns desses madeirenses verbalizaram a Sérgio Marques a «visão de um país em situação particularmente difícil» que tem consequências na comunidade, em particular dos portugueses que têm pequenos negócios.
Um dos exemplos e críticas referidas na ocasião foram as "Padarias sem farinha” e o facto de muitos negócios estarem totalmente ou parcialmente encerrados.
«O sentimento da comunidade é, contudo, de resistir. Existe uma grande esperança que a situação possa evoluir positivamente no curto prazo. Os líderes da Comunidade de Maracaibo apostam na resiliência da comunidade madeirense, habituada a ultrapassar as tormentas que a vida lhes inflige», escreve a SRAPE, acrescentando que «o sentimento generalizado é de que as pessoas estão conscientes da pequena dimensão da Madeira, estando a estudar alternativas, principalmente os jovens qualificados, nos países vizinhos. A esperança é de permanência nesses países até que situação na Venezuela normalize.»
O secretário regional garantiu que a Madeira fará o que estiver ao seu alcance, mas não sente uma vontade generalizada de regresso.
Sérgio Marques visita hoje a Comunidade Madeirense na cidade de Barquisimeto, tendo previsto encontros com o Consul Honorário na Região de Lara, vista ao Centro Luso – larense e Almoço no Madeira Atlântico Club.

Jornal da Madeira