A presença de Ralph Gonsalves, o primeiro-ministro do Arquipélago de São Vicente e Granadinas é um dos grandes destaques do Fórum Madeira Global. Numa nota de imprensa enviada pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeu (SRAPE), refere ainda que este é um encontro anual, promovido pelo Governo Regional através do Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações.
Sob a tutela da SRAPE, este organismo organizou em 2015 o “I Encontro das Comunidades Madeirenses“, constituído como o “ano zero” de uma nova abordagem programática em termos de ligação de e para as comunidades espalhadas pelo mundo.
«Desta iniciativa saíram as diretrizes fundamentais que norteiam a forma como Governo e Comunidades falam entre si, nomeadamente através do Fórum Madeira Global e do novo Conselho da Diáspora», escreve o comunicado.
No Fórum estarão previstas uma série de mesas redondas/debates consagrados a temas como “A Política em Madeirense”, “Solidariedade social”, “fiscalidade e Investimento”, “A Família Madeirense no Mundo” ou ainda “A Diáspora como afirmação da Madeira no Mundo”. É precisamente neste último, que fecha o primeiro dia de trabalho, que estará presente o descendente de madeirenses Ralph Gonsalves, desde 2001 1º Ministro de São Vicente e Granadinas, numa carreira política que se iniciou em 1994 com a eleição para deputado.
Este pequeno país das Caraíbas tem uma pequena comunidade madeirense, mas que se constitui como a mais significativa de origem europeia.
No mesmo painel, que será presidido pelo PGRM, Miguel Albuquerque, estará igualmente presente Manny de Freitas, deputado pela Aliança Democrática no Parlamento Sul-Africano, bem como habitual “Ministro-sombra” do seu partido para assuntos como a administração interna ou os transportes.
Ainda neste debate, que será o momento mais alto do Fórum deste ano, vão também participar outros rostos conhecidos como o historiador madeirense Alberto Vieira e a investigadora Maria Beatriz Rocha-Trindade, fundadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI, e figura cimeira, a nível nacional, do estudo do fenómeno migratório.