Foi um dos momentos altos da deslocação oficial do diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa à África do Sul. Rui Abreu esteve esta segunda-feira com o comendador António Martins Júnior, que conta com 103 anos.

02 COMENDADOR 103 anos

 


“Foi uma satisfação enorme visitar e conversar com o Senhor Comendador, uma pessoa extraordinária, com uma idade belíssima, que dedicou a sua vida à Comunidade e que elevou o nome da Madeira na África do Sul”, disse Rui Abreu, elogiando “o elevado espírito cívico” do Comendador madeirense, com origens na Camacha.
Foi um dos grandes impulsionadores e percursores do folclore madeirense. Primeiro na Madeira, fundou a Casa do Povo da Camacha. Depois na África do Sul, fundou o grupo folclórico na Cidade do Cabo, para além de ter estado sempre envolvido em projetos sociais.
Para Rui Abreu, “o comendador António Martins Júnior representa a essência do povo madeirense: um povo empreendedor, resiliente, com elevado espírito cívico e social. Um povo que faz a diferença, esteja onde estiver.”
Recorde-se que aquando da celebração da celebração do seu 100º aniversário, o Governo Regional da Madeira felicitou o comendador António Martins Júnior, e aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido por este madeirense que se afirmou além-fronteiras.