O Governo Regional da Madeira (GR) vai apoiar o movimento associativo da diáspora com um valor máximo de 50 mil euros anuais. Os apoios serão concedidos já a partir deste ano, e terão um teto máximo de 5 mil euros por ano, por associação.

04 GR APOIA INSTITUIÇÕES

 


A revelação foi feita pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esta segunda-feira, num encontro com emigrantes que manteve na Cidade do Cabo, no âmbito da visita oficial do GR à África do Sul.
“As comunidades madeirenses no estrangeiro são parte integrante da Região Autónoma da Madeira, e como tal, merecedoras da nossa proteção”, sublinhou Rui Abreu, referindo que o movimento associativo tem duas funções primordiais.
Por um lado, “as associações da diáspora protegem os nossos concidadãos nos países de acolhimento. Não nos podemos esquecer que há madeirenses carenciados que neste momento se encontram em situações de fragilidade. Não podemos assumir que todos tiveram a mesma sorte na vida e como tal devemos proteger os nossos irmãos que estão longe de casa”.
É por esta razão que o foco para a atribuição dos apoios serão as associações de cariz solidário. “Teremos uma atenção especial às instituições de solidariedade social que apoiam os madeirenses mais desfavorecidos”.
Por outro lado, continuou o governante, “as associações da Diáspora são responsáveis pela ‘Madeirensidade’ espalhada pelo mundo. Para além de promoverem o destino Madeira, o movimento associativo também divulga e mantém as nossas tradições, os nossos valores e a nossa identidade cultural, além-mar”.

Segundo Rui Abreu, a Madeira está para além das ilhas que a compõem, “graças aos emigrantes que dão esta continuidade à Região e esta dimensão internacional à Madeira”.
Recorde-se que a proliferação de movimentos de caráter associativo tem sido uma caraterística das comunidades madeirenses, revelador não só da permanência do vínculo de pertença cultural, mas também de integração nos países de acolhimento.
Candidaturas aos apoios decorrem no mês de março
Cabe à Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, em representação do GR, gerir a atribuição destes apoios, cumprindo o ‘Regulamento de Atribuição de Compensação Financeira ao Movimento Associativo da Diáspora Madeirense’, aprovado por Resolução em Conselho de Governo.