O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve, esta quinta-feira, num almoço de angariação de fundos destinados aos madeirenses mais carenciados que residem em Joanesburgo.

ACADEMIA DO BACALHAU 2 16.02.2023

 


A iniciativa da Academia do Bacalhau de Joanesburgo, reuniu meia centena de madeirenses, a maioria empresários e profissionais liberais que apoiam as causas sociais.
Rui Abreu elogiou a responsabilidade social daqueles empresários e profissionais liberais, para com os madeirenses mais desfavorecidos. “Esta Academia existe para angariar fundos para ajudar os mais carenciados. É constituída por pessoas de grande sucesso, mas que não se esquecem daqueles que não tiveram a mesma sorte, e que passam por dificuldades. Isto é de louvar e de relevar”, sublinhou o governante.
Durante o almoço Rui Abreu aproveitou para enalteceu o espírito solidário da Comunidade que se traduz na existência de um movimento associativo de cariz social na Diáspora.
“Na nossa Diáspora, especialmente na Venezuela e na África do Sul, foram criadas muitas associações de apoio às causas sociais, de apoio aos mais necessitados”.
Na África do Sul, Rui Abreu deu como exemplo algumas associações de apoio aos mais carenciados com as quais manteve contacto nesta viagem oficial de 12 dias, como a Liga das Mulheres Portuguesas na África do Sul, os ‘Mafiosos da Caridade’, a Sociedade Portuguesa de Beneficência e a Academia do Bacalhau de Joanesburgo. “São muitos os que venceram na vida e que participam nestas organizações”, concluiu o governante.
Recorde-se que a Academia do Bacalhau de Joanesburgo, foi criada em 1968 com o objetivo de angariar fundos para os mais necessitados. E foi esta Academia do Bacalhau que deu origem à criação de todas as outras Academias de Bacalhau existentes no mundo.