Em Albertskroon, Rui Abreu visitou o Lar Rainha Santa Isabel no passada quarta-feira (15 de fevereiro), seguindo-se um encontro com o presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência, John Caetano, e com outros membros desta Associação.

Beneficiencia_15.02.2023.jpg

 

Foi durante a visita ao lar que Rui Abreu anunciou que o Governo Regional da Madeira vai conceder apoios ao movimento associativo da diáspora madeirense,

“Foi aprovado um regulamento de compensação financeira destinado às instituições sociais da nossa diáspora, para a atribuição de pequenas verbas de apoio ao funcionamento das mesmas, sendo que a grande parte desses apoios são de privados, empresários madeirenses, que não esquecem nunca os seus conterrâneos, a quem a vida não correu tão bem”.
Sublinhando que “as comunidades madeirenses no estrangeiro são parte integrante da Região” e como tal “merecedoras da nossa proteção”, Rui Abreu sublinha que estas associações que têm duas funções primordiais.
“Para além de protegerem os nossos concidadãos nos países de acolhimento, estas instituições também são responsáveis pela ‘Madeirensidade’ espalhada pelo mundo”, disse, explicando que “são as associações madeirenses que perpetuam, além-mar, as nossas tradições, os nossos valores, a nossa cultura”.
Recorde-se que a proliferação de movimentos de caráter associativo tem sido uma caraterística das comunidades madeirenses, revelador não só da permanência do vínculo de pertença cultural, mas também de integração nos países de acolhimento, concluiu.