O diretor regional das Comunidades, Rui Abreu, elogiou na passada segunda-feira, (14 de fevereiro) o importante trabalho que a Liga das Mulheres Portuguesa na África do Sul faz junto da população mais vulnerável.

LIGA DAS MULHERES 14.02.2023

 


“Já conhecia a obra da Liga, e o encontro de hoje serviu para reforçar a minha admiração pelo trabalho solidário que este grupo vem vindo a fazer junto dos mais necessitados, especialmente das mulheres e das crianças, algumas abandonadas”, disse Rui Abreu no final do encontro que contou com as presidentes da Liga em Joanesburgo e Pretória, Mimi Jardim e Manuela Calado, respetivamente.
“O empenho e compromisso que esta organização coloca na solidariedade, revela duas coisas: Por um lado o caráter destas mulheres, e por outro a força e a relevância da comunidade madeirense aqui na África do Sul”, acrescentou o governante madeirense, que esteve acompanhado da cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Graça Fonseca.
A Liga das Mulheres Portuguesas na África do Sul foi criada a 22 de fevereiro de 1989, e desenvolve a sua atividade em Pretória e em Joanesburgo, onde estão sedeadas.
Para além do enfoque nas mulheres vítimas de violência, nas adolescentes, e nas crianças, muitas abandonadas, a Liga das Mulheres não olha a géneros. Apoia tanto homens como mulheres, desde que necessitados.
Rui Abreu cumpre, assim, no terceiro dia de visita oficial à África do Sul, um dos grandes objetivos desta deslocação: perceber quais as expetativas e necessidades das associações de solidariedade madeirenses que atuam naquele país.
“Queremos perceber como é que a nossa Comunidade apoia quer os sul-africanos, quer outros madeirenses que neste momento passam por algumas dificuldades”, disse o governante, lembrando que, há sempre pessoas que passam por dificuldades!
“A nossa comunidade é exemplar, não tem medo de trabalhar, nem de arriscar. Contribui para as economias dos países de acolhimento. Muitos dos nossos emigrantes são bem-sucedidos, quer nos negócios quer nas profissões liberais, e investem na Madeira e enviam divisas para familiares residentes na Madeira”.
Por outro lado, continuou: “Há outros emigrantes não tiveram tanta sorte, e neste momento passam por algumas necessidades e, como tal, precisam do apoio das instituições de solidariedade locais”.
Neste sentido, Rui Abreu deixa uma mensagem: “O Governo Regional está sempre ao lado dos madeirenses, sejam residentes na Região ou na Diáspora, e é solidário com todos, especialmente com os nossos irmãos que neste momento passam por dificuldades”.