No segundo dia de deslocação oficial à África do Sul (13 de fevereiro 2023), Rui Abreu visitou a instituição social ‘Mafiosos da Caridade’, no Núcleo de Arte e Cultura de Joanesburgo, onde estiveram presentes 20 madeirenses. e manteve uma reunião com o presidente da HIP Alliance. O governante sublinhou que esta é uma viagem com um “forte pendor social".

RA E MAFIOSOS DA CARIDADE

 

Sobre os 'Mafiosos da Caridade', Rui Abreu explicou trtar-se de uma instituição de solidariedade social e do bem fazer, elogiando o “a forma altruísta e abnegada com que os voluntários ajudam os mais carenciados”. Lembrou, então, que apesar da maioria ter sucesso, nem todos os emigrantes madeirenses na África do Sul tiveram a mesma sorte.

“A Comunidade é exemplar, não tem medo de trabalhar, nem de arriscar. Contribuem para as economias dos países de acolhimento. Muitos dos nossos emigrantes são bem-sucedidos quer nos negócios quer nas profissões liberais, e são estes que investem na Madeira e enviam divisas para familiares na Região. Já outros emigrantes não tiveram tanta sorte, e neste momento passam por algumas necessidades e, como tal, precisam do apoio das instituições de solidariedade locais”.

Neste sentido, o governante deixou uma mensagem: “O Governo Regional está sempre ao lado dos madeirenses, sejam residentes na Região ou na Diáspora, e é solidário com todos, especialmente com os nossos irmãos que neste momento passam por dificuldades”.

Seguiu-se o encontro com o presidente da HIP Alliance, Stravos Nicolaou, que lidera esta associação criada há 20 anos, e que tem por missão agilizar os contactos das Comunidades Helénica, Italiana e Portuguesa com as instituições oficiais do governo sul-africano.

Já a manhã ficou reservada para uma reunião com a cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Graça Fonseca. Sobre a mesa estiveram temas sobre a Comunidade, e a celeridade do Consulado na resposta às solicitações dos cidadãos portugueses em Joanesburgo.

“A comunidade portuguesa em Joanesburgo, a maioria de origem madeirense, é numerosa. E apesar da pressão ser maior neste consulado, quando comparado com o de Durban ou da Cidade do Cabo, os atos consulares estão em dia”, sintetizou.