O Governo da África do Sul quer estabelecer parcerias com a Região. O Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), as Energia Renováveis, o Turismo e o Ensino Superior foram as áreas que suscitaram maior interesse.
Estas foram algumas das conclusões apresentadas pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, após uma reunião mantida com Jacob Mamabolo, Ministro das Finanças do Estado de Gauteng, onde se situam Joanesburgo e Pretória.

RA MINISTRO FINANCAS

 


Sobre a mesa estiveram temas como o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e foram abordados alguns dos sectores mais desenvolvidos na Região nomeadamente o Turismo e as Energias Renováveis. “Falei sobre o Centro Internacional de Negócios, falei sobre o Turismo na Madeira, sobre a nossa aposta nas Energias Renováveis, na Universidade da Madeira, e sobre outras áreas”, disse Rui Abreu.
O Ministro das Finanças do Estado de Gauteng mostrou-se “muito interessado em desenvolver uma maior proximidade com a Madeira nestas áreas, com o objetivo de desenvolver várias parcerias, em especial com o Centro Internacional de Negócios”.
Mas as Energias Renováveis e o Turismo também suscitaram grande interesse. As Energias Renováveis porque na África do Sul há constantes cortes de energia, explicou Rui Abreu. Recorde-se que recentemente o governo sul-africano decretou “Estado de Calamidade” no país, como resposta à crise energética que o país atravessa.
Nos próximos encontros estes temas, a que se junta a Universidade da Madeira, vão ser aprofundados, com a Região. Cumpre-se assim um dos objetivos da deslocação oficial de Rui Abreu à República da África do Sul, a par de outros que hoje estiveram presentes na agenda do governante.