Foi um dia especial para toda a comunidade madeirense na África do Sul. Em dose dupla. A Casa da Madeira em Joanesburgo, fundada em 1938, está a retomar as atividades, depois de um período difícil. E Victor Gomes, o árbitro internacional filho de madeirenses, eleito o melhor juiz a atuar em África e aclamado como 5º melhor árbitro do Mundo, recebeu este domingo (12 de fevereiro), das mãos de Rui Abreu o louvor público do Governo Regional da Madeira.

VITOR GOMES

 


A cerimónia decorreu na Casa da Madeira de Joanesburgo e juntou mais de uma centena de pessoas que estiveram presentes para assistir e esta homenagem a Victor Gomes.
O governante mostrou a sua “enorme satisfação” pelo funcionamento da Casa da Madeira de Joanesburgo e elogiou o “excelente” trabalho dos novos corpos sociais da direção desta instituição.
“É com enorme satisfação que vejo que a Casa da Madeira de Joanesburgo a funcionar. Agora no caminho certo”, sublinhou o governante, continuando: “Depois de ter passado por períodos difíceis, agora com os novos membros da direção, a Casa da Madeira conseguiu retomou a sua atividade e normalidade”.
já retomou as atividades, depois de ter passado por um período difícil”.
Durante a cerimónia de entrega do louvor público do Governo Regional a Victor Gomes, Rui Abreu elogiou o melhor de África e o 5º melhor do Mundo.
“O Victor é motivo de orgulho para a Madeira e para toda a Diáspora Madeirense”, conforme se pode ler no louvor público emanado por resolução do Conselho de Governo, no passado 2 de fevereiro.
O louvor público, é explicado “pelas qualidades evidenciadas ao longo da sua vida e da sua carreira como árbitro, bem como pela demonstração de um irrepreensível espírito de missão e desapego, para além de ser um digno representante da Madeira e da ‘Madeirensidade’ na República da África do Sul".
“Victor Gomes para além de ser um motivo de orgulho para a Madeira e para toda a Diáspora, é também “um exemplo para a Comunidade e um exemplo de como a Comunidade se distingue nos países de acolhimento”, reforçou Rui Abreu.
“As comunidades madeirenses são exemplares. Nos países de acolhimento demonstram a sua excelência e grande capacidade de trabalho, revelam a sua maestria, e distinguem-se, como é o caso do Víctor Gomes”, destacou.
Victor Gomes, nascido em 1982 na África do Sul, filho de madeirenses, iniciou a carreira de arbitragem com 15 anos, e apitou o primeiro jogo na liga profissional da África do Sul em 2008 com 25 anos. Em 2011, com apenas 28 anos, Victor Gomes passou para a categoria internacional. Desde então, tem construído uma carreira sólida e bem-sucedida, que lhe tem valido várias distinções.
Em 2021, o árbitro natural de Joanesburgo, conquistou o galardão de melhor árbitro de África. Em 2022, depois de ter dirigido jogos no Mundial do Qatar, foi nomeado para a categoria de Melhor Árbitro do Mundo de 2022 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, tendo ficado no 5º lugar.