O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, chegou este domingo, 12 de fevereiro, à República da África do Sul, para uma visita oficial de 12 dias.

ea1041f6 7088 4a07 b913 b33945ee5de2

 

Num país onde está radicada a maior comunidade emigrante madeirense, a par da Venezuela, a deslocação de Rui Abreu a terras sul-africanas – a segunda em dois anos – sublinha a importância e a atenção que o Governo Regional tem para com a Diáspora daquele país.
Uma atenção que passa pelo cariz social e solidário da visita. Uma importância que passa pela proximidade e por perceber as necessidades e expetativas da Comunidade. E, também, a relevância de captar investimento da Diáspora para a Madeira.
“Esta visita faz todo o sentido, porque já tem quase um ano que estive na África do Sul, em visita a uma das maiores comunidades de madeirenses residentes no estrangeiro, a par da Venezuela”, explicou Rui Abreu ao DIÁRIO
Os objetivos da visita, resumiu o governante são “manter a proximidade com a Diáspora, saber como se encontra a comunidade que já está estabelecida naquele país africano há dezenas de anos, e levar notícias da Madeira”.
“Esta deslocação tem um cunho social muito forte junto da nossa Comunidade, daí os muitos contactos que terei com várias instituições sociais, tanto no Cabo, como em Durban, e em Joanesburgo”, sublinhou.
Paralelamente, o governante vai sensibilizar os empresários da diáspora para o investimento que poderá ser realizado na Região.
“O investimento das nossas comunidades é sempre bem-vindo e bem visto na nossa Terra, por isso procurarei captar e sensibilizar os nossos empresários da África do Sul para o investimento que pode ser feito na Madeira, que neste momento passa por uma fase de recuperação económica, especialmente nas áreas do turismo e do imobiliário”.
Rui Abreu refere que “há imenso investimento a ser feito na Madeira pela comunidade madeirense radicada na África do Sul, especialmente no Funchal, ao nível da reabilitação urbanística e do turismo”.