Uma ilustração de uma ‘designer’ de moda do Brasil, com a imagem de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores, é este ano o cartaz das festas de Viana do Castelo, entre 19 e 21 de agosto. A proposta, hoje apresentada publicamente, foi escolhida entre as 28 que concorreram ao concurso nacional e internacional lançado desde 2010 pela VianaFestas, entidade que organiza as festas, para a escolha do cartaz.

NossaSenhoradaAgonia

Pela primeira vez a autoria do cartaz da Romaria da Agonia “passa as fronteiras da região e do país” tendo sido escolhida a proposta de Anna Galvão, de 22 anos, natural do Rio de Janeiro mas com raízes portuguesas”, do arquipélago da Madeira.
“Fiquei bastante surpresa, pois não imaginava. Sem palavras, e ao mesmo tempo um sentimento caloroso de orgulho e emoção. Ainda estou vivendo em estado de pura felicidade”, confessou a designer filha de madeirenses, através de vídeo-conferência realizada durante a apresentação pública do cartaz da edição 2016.

Além da autora, também a mordoma que dá rosto ao cartaz da edição 2016, Bárbara Temporão, 19 anos e estudante de direito é natural do Rio de Janeiro e têm ascendência portuguesa, por parte da mãe que é natural de Monção no Alto Minho.
“Tenho verdadeiro amor pelas tradições portuguesas e a Romaria da Sra. D’Agonia é a sua real personificação pois enaltece a cultura que tanto me orgulho. Sinto-me muito radiante e feliz por me terem dado esse grande privilégio de ser a mordoma”, sustentou.

O traje azul de Domingar que exibe no cartaz, foi comprado em Viana do Castelo numa das férias em Portugal. O ouro que enverga tem “valor sentimental”, por ter sido emprestado por familiares e amigos.

Em comum, para além da amizade, Anna e Bárbara “têm a paixão pelas tradições do Alto Minho e a admiração pela Romaria d’Agonia, motivo pelo qual a mãe da ‘designer’ lançou-lhe o desafio para a conceção do cartaz, depois de ter tido conhecimento, através da internet, da abertura do concurso.

O antigo embaixador Francisco Seixas da Costa, este ano a personalidade escolhida para presidir à comissão de honra da Romaria d’Agonia, considerou que a festa da capital do Alto Minho “é embaixadora de Portugal no mundo e fator de união dos portugueses que vivem no exterior e que mantêm a relação com Viana”.

“O meu pai é natural de Viana. Eu passei 18 anos da minha vida a fazer férias em Viana e continuo a vir com regularidade, em particular às festas. Sinto-me muito honrado e prestigiado com o convite que me foi feito este ano”, disse, destacando a procissão ao mar e festa do traje com os números que mais aprecia.

Para o presidente da Câmara de Viana do Castelo a escolha de uma proposta brasileira para o cartaz de 2016 “demonstra que a romaria, além de já ser a maior do país ultrapassou o oceano Atlântico, e já está no Brasil”.

“É um cartaz muito bonito que retrata o essencial da romaria. Inclui a mordoma, que é sempre a rainha da festa, Nossa Senhora da Agonia e o que de mais autentico, o nosso património coletivo”, afirmou José Maria Costa, acrescentando que a mordoma do cartaz vai estar em Viana do Castelo durante as festas.

O autarca socialista referiu que o investimento do município “anda sempre na mesma ordem de grandeza, entre os 250 e os 280 mil euros” mas sublinhou que se trata “do maior evento de atração turística da cidade, nacional e até internacional”.

“Há muitas pessoas que vêm de propósito para as festas da Agonia”, referiu.

in o Minho