Em Barcelona, Espanha, no âmbito das celebrações do 10 de Junho e numa coorganização do Consulado-Geral de Portugal em Barcelona, o espaço ARTTE transforma-se numa espécie de Casa de Fados, numa iniciativa que conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. No dia 9 de junho atuou a fadista portuguesa Maria Ana Bobone, acompanhada de um trio de guitarras. Já no dia 30 de junho atuará o grupo Fado Violado, um projeto que mistura fado com sonoridades flamencas. Para esses dois dias foram ainda preparados por um ‘Chef’ portugués, da Escola de Hotelaria de Coimbra, jantares gastronómicos portugueses.
Mais a norte, o Casco Vello em Vigo ‘convida’ a comunidade portuguesa na Galiza, a sociedade local e turistas estrangeiros para se juntarem A celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “A Representação Consular de Portugal na Galiza elegeu para as comemorações em 2016 o local ideal: o coração de Vigo, tendo tido o maior apoio por parte do Concello de Vigo, na pessoa do Alcalde Abel Caballero, assim como do lado de todas as autoridades locais”, informa o Vice-Consulado Portugal naquela cidade espanhola.
No decorrer dos dois dias, as ruas do centro histórico vão ver passar, e atuar, ranchos folclóricos, grupos de cantares e tuna académica. A 10 de junho, pelas 21h30, atuará ao ar livre, na Praza de Pedra, a fadista portuguesa Ana Laíns. A 11 de junho, também pelas 21h30, a Concatedral de Vigo, Igreja de Santa Maria, acolhe uma homenagem musical a Manoel de Oliveira, com a realização de um concerto de piano por Bruno Belthoise e a exibição do filme do Realizador Manoel de Olveira «Douro, Faina Fluvial (1931)». Portugal vai mostrar-se ainda através dos 15 municípios do norte e centro de país que aceitaram o convite mostrar um país “moderno, dinâmico e, simultaneamente, tradicional, simpático e hospitaleiro”.
No Luxemburgo, o Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) volta a organizar as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na capital do Grão-Ducado. Segundo a direção, no próprio dia 10, será montado na Place de la Constitution, um ecrã gigante para a projeção, a partir das 17h, da abertura do Campeonato Europeu de Futebol.
Londres: ‘Portuguese Street Market’
Já no distrito de Stockwell, a zona de South Lambeth - mais conhecida como ‘Little Portugal’ (Pequeno Portugal), pela enorme quantidade de portugueses que aí residem, alguns há mais de 30 anos - vai celebrar-se o Dia de Portugal pela primeira vez. “Será uma festa totalmente gratuita, feita por voluntários à comunidade e aos moradores da região”, informa a organização.
A comemoração terá lugar a 11 de junho, entre as 10h e as 17h, com a realização do ‘Portuguese Street Market’, um mercado de rua que pretende e mostrar e celebrar a cultura portuguesa. O evento vai decorrer pela primeira vez e vai ‘distribuir-se’ pela biblioteca de Tate South Lambeth (180 South Lambeth Rd, London SW8 1QP), mas a ideia é que se transforme num evento mensal a ter lugar nas instalações e áreas circundantes “da biblioteca mais portuguesa do Reino Unido, que há uns meses atrás correu o risco de fechar, mas que devido à forte oposição da comunidade se conseguiu “salvar” por mais uns anos”, refere ainda a organização.
O objetivo é tornar ‘Little Portugal’ num local de referência de encontro e ponto de atração turística, promovendo cultura portuguesa e ao mesmo tempo ajudando o desenvolvimento dos negócios portugueses.
A organização revela já ter mais de duas dezenas de participantes confirmados, entre músicos, artesãos, artistas, barraquinhas gastronômicas e produtos caseiros à base de carne, e abre as portas da festa a todos que por lá queiram passar. A biblioteca de Tate South Lambeth possui mais de 1.000 obras em língua portuguesa e realiza diversas atividades destinadas à comunidade lusa, como as aulas gratuitas de inglês para principiantes.
A organização cita dados da Segurança Social Britânica, para referir que só entre Setembro de 2014 e Setembro de 2015 mais de 34.100 portugueses emigraram para o Reino Unido: Desse total, cerca de 50% terá escolhido Londres para começar uma nova.
Mais a Norte, o 10 de Junho celebra-se em Zagreb, capital da Croácia, com a presença de Siza Vieira. O afamado arquiteto português marcará presença na inauguração da exposição ‘Álvaro Siza & Maria Antónia Siza’, que terá lugar no próprio dia 10, a partir das 17h30, na ORIS House of Architecture - Centro Multimédia de Cultura, espaço vocacionado para promoção das áreas da arquitetura, design, arte e cultura. Maria Antónia Marinho Leite Siza nasceu no Porto em 1940. Estudou pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto embora não tenha concluído o curso. Foi casada com o arquiteto Álvaro Siza. Morreu em 1973, aos 33 anos. A mostra estará patente naquele local até 31 de agosto.
Montreal celebra Portugal
Do outro lado do Atlântico, em Montreal, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai marcar a terceira edição do Festival Internacional Portugal, que decorre entre 10 e 12 de junho, no Bairro Português ( Rue Rachel Coin St-Urbain). “Cada dia festejar-se-á um tema diferente. O público terá a oportunidade de circular livremente e assistir gratuitamente a vários espetáculos de artistas, fadistas e ainda muitas outras atividades”, informa a organização. O cartaz musical inclui Filipe Frazão, Nathalie, Jorge Guerreiro e Ágata.
Unir a comunidade portuguesa do Québec “por via duma participação conjunta dos organismos portugueses, associações, filarmónicas e ranchos”, nas celebrações do dia de Portugal “através da cultura e gastronomia portuguesa, que os portugueses tão orgulhosamente têm mantido ao longo de três gerações em Montreal”, é um dos objetivos deste evento.
Santos: Portugal em festa no centro histórico
No Brasil, a cidade de Santos, no estado brasileiro de São Paulo, acolhe a sétima edição do Dia de Portugal. A festa vai animar o Largo Marquês de Monte Alegre, no centro histórico da cidade, entre as 8h e as 17 horas, com muita música, dança, comidas típicas e artesanato.
“Moradores e turistas de Santos e região vão poder bater o pé até cansar no dia 12 de junho, quando será realizada a 7ª edição do Dia de Portugal”, informa uma nota divulgada pelo Consulado Honorário de Portugal em Santos, que considera este evento como “a maior festa da comunidade portuguesa da região”.
A programação cultural terá 12 apresentações, entre fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região, que levarão a palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos.
A programação terá início às 8 horas, com uma missa no Santuário Santo Antônio do Valongo. Às 9h30, haverá a abertura do evento com os pavilhões das entidades e meia hora depois será feita apresentação do Orfeão do Centro Cultural Português. Às 10h30, a sessão de abertura contará com a presença do Cônsul Honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, para além de autoridades locais e representantes de entidades da comunidade. O programa musical começa às 11 horas e encerra às 17h, com entradas de grupos e ranchos a cada 30 minutos.
A sétima edição do Dia de Portugal é uma realização do Consulado Honorário de Portugal em Santos e do Conselho das Comunidades Portuguesas, com o apoio da Câmara Municipal de Santos, e promete “um prato cheio para a diversão de portugueses, descendentes, santistas e turistas, que poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura lusitana”, convida organização. O evento, que é voltado para toda a família, costuma atrair de três mil a cinco mil pessoas, tingindo de verde e vermelho o Centro Histórico da Cidade, ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé.
Macau: Junho é mês de Portugal
Em Macau, as comemorações do 10 de Junho organizadas pelo Consulado-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, com o apoio de um vasto leque de entidades, prolongam-se por todo o mês e incluem um variado programa cultural. Em declarações à agência Lusa, o Cônsul-Geral de Portugal, Vítor Sereno, explicou que o objetivo é fazer de junho “um momento de mobilização efetiva” e conjunta de “vários agentes culturais, económicos e institucionais em torno da promoção de Portugal” em Macau “e das estreitíssimas relações de amizade” que unem Portugal ao território, afirmou o cônsul.
O programa iniciou-se logo a 1 de junho com a inauguração da exposição de pintura ‘Trás-os-Montes, Terra Mágica’, de Graça Morais. Patente até ao dia 12, no Clube Militar de Macau, realiza-se ainda no âmbito do seu 146° aniversário.
Até ao final de junho estarão patentes outras três mostras artísticas. Entre 10 e 30 deste mês, o espaço expositivo da Residência Oficial do Cônsul-Geral de Portugal recebe uma exposição de Arraiolos por Isabel Fernandes, que percorrem o período desde a peça da antiguidade até ao modernismo.
Também até 30 de junho, mas no espaço de exposições do Consulado-Geral de Portugal, estará patente uma mostra coletiva de cerâmica de Elsa Gonçalves, Heitor Figueiredo e alunos da Escola de Artes e Ofícios da Casa de Portugal. Já a exposição de pintura ‘Nova Linguagem Pictórica’, de Natália GROmicho poderá ser visitada na Casa Garden, entre 30 de junho a 15 agosto.
Entre as outras atividades, decorre até ao dia 13, no Clube Militar, um festival de gastronomia e vinhos de Portugal, com a presença da ‘chef’ Justa Nobre. Até 30 de junho, a Livraria Portuguesa é palco do Mês do Livro Português, uma mostra de autores portugueses e de países de língua portuguesa, com promoções que podem ir até os 50% de desconto.
O cinema português também marca presença no programa comemorativo do 10 de Junho em Macau. A Cinemateca Paixão exibe a 11 e 12 de junho (às 16h30 e às 20h) e a 13 de junho (às 20h) uma mostra de filmes “que reflete a produtividade, a diversidade e a excelência do cinema português” e inclui obras vencedoras dos prémios nacionais e do público do Festival IndieLisboa 2015, bem como a curta-metragem vencedora do Leão de Ouro de Berlim e do Firebird Award do Festival de Cinema de Hong Kong, pode ler-se no programa divulgado pelo Consulado-Geral de Portugal.
As atividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no território de Macau incluem ainda a apresentação da peça ‘O Meu Jantar com André’, a 19 de junho, pelas 20h no Teatro D. Pedro V, e a transmissão em direto dos jogos da seleção portuguesa no europeu de futebol. Para tal, o IPOR abrirá as portas do seu Café Oriente a altas horas, à espera dos adeptos: Portugal-Islândia, a 15 de junho, à3h da manhã (hora local); Portugal-Áustria, a 19 de junho, também às 3h da manhã e Portugal-Hungria, a 22 de junho, às 23h55.
A 10 de junho têm lugar as cerimónias institucionais, com o içar da bandeira portuguesa no Consulado às 9h30, acompanhado da execução do Hino Nacional pela Banda da PSP, e a deposição de flores na Gruta de Camões, às 10h, com o apoio dos Escuteiros Lusófonos de Macau e apresença de alunos de escolas de matriz portuguesa, que recitarão poemas de Luís de Camões. A partir das 18h, o Cônsul de Portugal, Vítor Sereno, abre as portas da residência oficial para a tradicional receção aberta à comunidade portuguesa, com animação musical da ‘Tuna Macaense’ e da banda ‘80 & Tal’.
In Mundo Português