A Junta Diretiva do Centro Português estende o convite a todos os membros do dito centro social para que participem na Comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Trata-se de uma jornada dedicada À Migração Lusitana em terras venezuelanas que será propícia para comemorar em grande os primeiros 58 anos do clube, localizado no setor Macaracuay, no este de Caracas.
A jornada inicia-se 16h00, quando os membros da Junta Diretiva e os demais corpos reitores içam as bandeiras de Portugal, Venezuela e do Estado Miranda na Praça Luís Vaz de Camões, localizada no setor La Guairita, em frente ao Centro Comercial Xpress.
Os atos protocolares continuarão com o içar das bandeiras, interpretação de hinos nacionais e colocação de uma prenda floral perante os bustos de Luis Vaz de Camões e Simón Bolívar, desta vez nas instalações do CP, dando lugar a uma Missa Solene de Ação de Graças presidida pelo Diácono da Missão Católica Portuguesa, Alexandre Mendonça.
Às 19h00, tem lugar a inauguração de uma exposição no Cantinho da Cultura, para posteriormente, às 19h15, ter lugar a colocação de uma placa comemorativa na Galeria, em honra da Junta Diretiva, Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal, correspondentes ao período anterior. O momento é indicado para a Assinatura do Livro de Ilustres Visitantes por parte do convidado especial, o Licenciado em Filosofia e Letras, Teologia e Sociologia, especialista em História Económica e Social da Venezuela e ex-reitor da Universidade Católica Andrés Bello, Luis Ugalde.
O ato oficial inicia-se às 19h45 nas instalações do Salão Nobre, com a Mesa de Honra, a interpretação dos Hinos Nacionais por parte do Grupo Coral Centro português e o discurso de boas-vindas do Presidente da Junta Diretiva, Gil Enio Andrade.
Durante as duas horas seguintes, tem lugar a entrega do prémio “Obrigado” e a condecoração do Garnde Cordón Centro português “João Fernándes Leão Pacheco”, para além do discurso central a cargo de Luis Ugalde e os representantes diplomáticos.
A jornada termina com uma grande surpresa e um brinde para todos os presentes.
Cronograma
Plaza Luiz Vaz de Camoes.
16h00 Izar das bandeiras de Portugal, Venezuela e Miranda.
Capela de Nossa Senhora de Fátima.
17h00 Içar
17h15 Deposição de flores perante os bustos de Luis Vaz de Camões e Simón Bolívar.
17h30 Missa Solene de Ação de Graças.
4:00pm Izar de las Banderas de: Portugal, Venezuela y Centro Português, com a interpretação dos hinos pela “Banda Recreativa Madeirense”.
5:00pm Izar de las Banderas de: Portugal, Venezuela y Centro Portugués con la interpretación de los himnos por la “Banda Recreativa Madeirense”.
5.15pm Ofrenda floral ante los Bustos de Luis Vaz de Camões y Simón Bolívar.
5:30 pm Misa Solemne de Acción de Gracias.
Cantinho da Cultura
19h00 Inauguração da Exposição
Galería Centro Portugués
19h15 Colocação de placa identificativa com nomes da Junta Diretiva, Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal do período anterior. Assinatura do orador convidado no livro de ilustres visitantes.
Salão Nobre
19h45 Início das Comemorações (saudações)
19h50 Composição da Mesa de Honra
20h00 Interpretação dos hinos pelo grupo Coral Centro Português
20h15 Palavras de boas-vindas pelo presidente do Centro Português
20h30 Entrega do prémio “Obrigado”
20h45 Entrega da condecoração “O grande cordão Centro Português João Fernandes Leão Pacheco”
21h00 Intervenção do Orador convidado
21h15 Intervenção do representante diplomático
21h25 Pauta musical
21h45 Brinde Fim do ato.
In Correio da Venezuela