A comunidade portuguesa na África do Sul entregou, no passado dia 3 de março, 21 toneladas de alimentos ao Governo sul-africano para ajudar no combate à fome na província de Gauteng, a mais afetada pelo novo coronavírus no país.
O líder comunitário português, Manny Ferreirinha, que falava na entrega da assistência alimentar, explicou que as 21 toneladas fazem parte de uma iniciativa solidária que recolheu, nos últimos seis meses, um total de 700 toneladas de alimentos, tendo sido entregues 400 toneladas ao Governo provincial, em Gauteng, e as restantes toneladas distribuídas pela comunidade portuguesa na África do Sul.
A iniciativa solidária organizada pela ONG Fórum Português na África do Sul, que tem facilitado a distribuição de ajuda alimentar a centenas de pessoas desde o início do confinamento de contenção da Covid-19 em 27 de março.
Além dos agricultores, a iniciativa solidário 'Food Drive' contou ainda com o apoio de empresários e retalhistas portugueses na província de Gauteng, motor da economia nacional, e cerca de 20 associações de ajuda social.
Nesse sentido, o governo provincial de Gauteng montou cinco centros sociais de recolha e distribuição direta de alimentos às famílias mais carenciadas na província que é a mais populosa do país, com cerca de 15,5 milhões de habitantes.