O político lusodescendente, com raízes na Ilha da Madeira, pretende “ganhar a Cidade de Joanesburgo” nas eleições do próximo ano. No Congresso do partido Democratic Alliance (DA), bem sucedid,o que terminou no passado domingo, Manuel “Manny” Simão de Freitas foi eleito presidente regional para Joanesburgo por mais de 200 delegados presentes fisicamente e também virtuais nas instalações provinciais, na Nkululeko House, ou no Pavilhão Mark Sports em Emmarentia, Joanesburgo.

Manny África do Sul

 


Manny, como é afetivamente conhecido, antes do processo eleitoral começou por fazer referência a uma figura histórica da vida política da África do Sul: Hellen Suzman que se salientou na luta contra o “apartheid“ no auge da repressão.
Raízes na Madeira

O político lusodescendente, com raízes na Ilha da Madeira, frisou que esta figura ímpar serviu no parlamento sul-africano durante 36 anos porque teve uma forte e efetiva equipa e administração do partido a apoiá-la dizendo que o DA necessita assegurar de que a região tem estruturas fortes que contribuirão para uma vitória em Joanesburgo nas próximas eleições a realizar em 2021.

 Primeiro dia da mudança

A liderança regional foi fortemente contestada por 4 candidatos. Manuel de Freitas foi eleito por todos os representantes dos círculos eleitorais e comunidades da região de Joanesburgo. No seu discurso de aceitação, Manny, disse acreditar não estar a ser demasiado dramático, ao dizer que se acabava de fazer história, e que “hoje, de facto, ouso dizer que é o primeiro dia da grande mudança no curso da nossa história em Joanesburgo”.
“O trabalho, começa hoje para responder ao nosso corrente, imediato e mais importante marco - “Ganhar a Cidade de Joanesburgo“. Sob a minha liderança, a Região, será incentivada a uma dinâmica, disciplinada, motivada, com objetivo orientado e determinado, ativismo igualmente orientado e responsável de uma máquina eleitoral preparada que assegura de que trabalhará em direção ao objetivo, que é o de retomar a administração da Cidade através das Eleições, de tal modo que os Joburgers irão ver que é realmente melhor viver numa cidade governada pelo DA”, garantiu.

in JM-Madeira