O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, inaugurou ontem, o novo acesso rodoviário ao Porto do Funchal, a Rua Virgílio Teixeira. "Uma homenagem mais que justa a um grande ator, homem das artes e do cinema por excelência, cosmopolita e cidadão do mundo, que projetou o nome da Madeira além-fronteiras", referiu o governante.

rua virgilio teixeira

 

"Simbolicamente, a estrada que agora usa o seu nome, está situada num ponto de partida e chegada, porque foi daqui que partiu e aqui voltava à sua terra, o que fez muitas vezes na sua longa vida", explicou, dizendo que tem saudades daquele grande amigo com quem teve o privilégio de privar.

O ator madeirense Virgílio Teixeira (Funchal, 26 de outubro de 1917 - Funchal, 5 de dezembro de 2010) iniciou a sua carreira em 1943 com a participação em “Ave de Arribação”, em Portugal, e “Magdalena Cero en Conducta”, em Espanha.

Nos anos 40 mudou-se para Hollywood, sendo considerado um grande galã do cinema norte-americana. Também contracenou com Amália Rodrigues em "O Fado - História de uma Cantadeira.

A 3 de agosto de 1983 foi agraciado com o grau de Oficial do Infante D. Henrique.