O Arte Institute inicia, amanhã, um evento de três dias, com música, gastronomia e arte, que tem por objetivo lembrar uma numerosa comunidade portuguesa que existiu no bairro nova-iorquino do Soho, entre as décadas de 1950 e 1980.

Arte Institute celebra

“Queremos reavivar a herança de Portugal em Manhattan, dando a conhecer aos Americanos uma presença desconhecida por muitos, e impulsionando os jovens lusodescendentes a ter orgulho pelos seus antepassados”, explicou a organização em comunicado.

O ponto de partida para este ano realiza-se no Crosby Hotel, amanhã, onde o Rumos Ensemble apresenta o espetáculo “Tocando Portugal”.

No dia 29 de maio, domingo, será o dia do “Portugal in Soho”, no parque Soho Square.

Junto ao parque, no número 40 Wooster St, vai ser recriado um dos clubes que a comunidade portuguesa teve no bairro, chamado “Piolho”.

Neste espaço, será possível aprender mais sobre Portugal, através de livros de diversos escritores, provas gastronómicas e de vinho, artesanato e artes plásticas, com pequenas mostras de artistas portugueses e lusodescendentes.

Na rua, será apresentado um projeto que o Arte Institute desenvolveu com as escolas Portuguesas de Long Island e de New Jersey, concebido pela artista plástica Constança Saraiva e a Roulote Projectos Artísticos, intitulado “Um pequeno país do outro lado do oceano”.

No mesmo dia, acontece uma visita guiada, a pé, através das ruas e locais por onde os portugueses viviam, trabalhavam e passeavam no Soho de antigamente.

O evento encerra, na terça-feira, 31 de maio, com um concerto do fadista Rodrigo Costa Felix, acompanhado pelo guitarrista Mário Pacheco, no Crosby Hotel.

A história destes portugueses resultou no documentário “Portugueses do Soho – uma história que mudou de geografia”, que se estreou no Museum of Modern Art (MoMA), no mês passado, e que será exibido no CCB a 23 de junho.

“O evento acontece junto com o NY Portuguese Short Film Festival, nos dias 02 e 3 de junho. Com estas duas iniciativas, o Arte Institute pretende criar uma semana sobre o Portugal contemporaneo na cidade de Nova Iorque”, explicou Ana Miranda à Lusa.

O Arte Institute é uma organização sediada em Nova Iorque que divulga a cultura contemporânea portuguesa.

A iniciativa tem o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e acontece este ano pela segunda vez.

Foto em destaque ©Reuters

in PORT.COM