Promover um relacionamento mais próximo entre a Madeira e os Açores foi um dos objetivos da reunião mantida esta segunda-feira entre o Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, e o presidente da Direção da Casa dos Açores na Madeira, Carlos Madruga.
O grande objetivo, explicou Rui Abreu, é “incrementar um maior relacionamento entre as duas Regiões Autónomas que têm muito em comum, em termos de comunidades de emigrantes.”
Esta abordagem conjunta passa num primeiro momento por uma reunião via videoconferência entre as duas Direções Regionais das Comunidades, da Madeira e dos Açores. A reunião incluirá também a Casa dos Açores na Madeira e a Casa da Madeira nos Açores.
“A iniciativa partiu de Carlos Madruga que propôs esta videoconferência ao Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores, Paulo Teves”
- que já aceitou -, e agora formalizou o convite a Rui Abreu.
“Este encontro é importante para abordar os desafios que as comunidades de emigrantes têm pela frente, face à pandemia que atingiu o mundo todo”, resumiu Rui Abreu, sublinhado a importância desta partilha de experiências.
Carlos Madruga informou que existem cerca de 100 açorianos a viver na Madeira, e deu conhecer as atividades que a Casa dos Açores na Madeira irá desenvolver.