O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) está no Japão a realizar uma série de acções de promoção do Vinho Madeira destinada essencialmente a jornalistas, formadores de opinião, importadores, profissionais da hotelaria e restauração neste mercado que representa mais de 1,7 milhões de euros em exportações.
Para hoje estão previstas duas acções de formação na Yumi Wine School – Wine & Spirits Association e na Academie du Vin. Amanhã, o palco é o Hotel Intercontinental Tokyo, onde vão decorrer duas provas, uma comentada dirigida pelo crítico de vinhos português Rui Falcão; outra uma prova aberta com a participação dos produtores Barbeito, H.M. Borges, Henriques & Henriques, Justino’s, Madeira Wine Company e Pereira D’Oliveira. Estas iniciativas estão integradas no ‘Programa de Promoção de Vinhos em Países Terceiros’, que o IVBAM retomou.
Segundo o IVBAM, o Japão é um “destino estratégico de exportações”, tendo representado um volume de 284.603,50 litros, equivalente a em receita, a 1.719.528,70€, em 2015. O IVBAM, diz a nota de divulgação, “acredita que estas acções promocionais são relevantes para reforçar o posicionamento que o Vinho Madeira tem vindo a alcançar no mercado nipónico, sublinhando que as mesmas poderão constituir uma importante ponte de ligação para a possível concretização de novos negócios pelos produtores representados”.