A jovem Emelina Alberto Mavie, estudante da 12.ª classe da Escola Secundária de Malhazine, na cidade de Maputo, foi a vencedora do Prémio Eloquência Camões 2016, promovido pelo Centro Cultural Português. A vencedora apresentou um trabalho intitulado “Cuidar do ambiente ou morrer no planeta que matamos”, no qual sublinha a importância da preservação do ambiente, com um texto bem estruturado e apresentado com determinação.
Em segundo e terceiro lugares ficaram Umar Danilo Aly Teixeira e Alphia Caetano Kulinji Katambalate Phiri, das escolas secundárias Josina Machel e Malhazine, respectivamente.
Foi uma final concorrida, tendo o júri deliberado atribuir menções honrosa à Ilíada Maria da Conceição Patrício e a Francisca Nenwasse Manhique, das escolas de Lhanguene e Bonifácio Gruveta Massamba.
Chegaram a esta fase final 17 participantes de nove escolas secundárias, designadamente Armando Emílio Guebuza, Bonifácio Gruveta Massamba, Francisco Manyanga, Josina Machel, Laulane, Lhanguene, Malhanzine, Polana e Quisse Mavota.
Os vencedores ganharam um conjunto de livros de língua portuguesa e de literatura moçambicana, bem como um pequeno prémio pecuniário para a aquisição de material escolar.
Por seu turno, as escolas concorrentes receberam bibliografia nas áreas da didáctica da língua e da literatura, com vista a contribuir para o apetrechamento das suas bibliotecas. As escolas vencedoras receberam ainda uma fotografia relativa à educação em Moçambique que integra a exposição “Instruindo, Unindo”, patente no Centro Cultural Português.
Na primeira fase desta competição foi realizada uma “Oficina sobre texto argumentativo”, dirigida a professores de Português das escolas participantes. Seguiu-se o trabalho no estabelecimento de ensino, já com os alunos, que resultou na apresentação de textos redigidos pelos concorrentes.
O júri da grande final era constituído por Ana Magaia, Carla Maciel (directora do Centro de Línguas da Universidade Pedagógica) e José António Marques (formador do Instituto Camões).
O Prémio Eloquência Camões é promovido pelo Centro Cultural Português em Maputo e tem o apoio da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica e da Plural Editores. Tem como objectivo motivar os estudantes para a importância da expressão oral em língua portuguesa e contribuir para a consciencialização da sua aplicação no mercado do trabalho, em áreas como a comunicação social, docência, publicidade e teatro.