Dois canoístas do Clube Naval do Funchal, David Fernandes e Helena Rodrigues – ela inserida na equipa Nacional de Kayaks Femininos de Velocidade e ele na equipa Nacional Sénior de Kayaks Masculinos – preparam-se neste momento para competir na Taça do Mundo que terá lugar nas águas de Duisburgo, na Alemanha, de 22 a 24 de maio.
Helena, acompanhada por Beatriz Gomes com quem irá competir em K2 500M, terá aí a sua derradeira oportunidade de se apurar para os Jogos Olímpicos. «Apesar de ter tido um percalço a nível de saúde há uns dias atrás tenho esperança de que não irá interferir com a minha prestação na próxima semana,» conta-nos a atleta navalista que se encontra em estágio em Poznan, na Polónia, «A categoria onde me irei inserir é diferente da que estou acostumada – normalmente, compito em K4, irei agora em K2 – e a verdade é que desconheço neste momento como estão as minhas adversárias, portanto, posso concluir que neste momento está tudo em aberto e será uma prova cheia de surpresas. Gostaria também de adicionar que a nível de apoio, o Clube Naval tem sido espetacular, ajudando-me sempre que possível e fazendo tudo ao seu alcance.» A atleta parte diretamente da Polónia para a Alemanha no dia 16 de maio.
Paralelamente, temos David Fernandes que, juntamente com Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro competirão em K4 1000m nessa mesma competição. O canoísta do CNF já apurado para os Jogos Olímpicos que, por sua vez, está a estagiar em Avis, explica-nos que está-se a sentir cada vez melhor, depois de ter sofrido uma lesão o mês passado, «Embora estejamos a falar de uma prova de nível internacional e a treinar para obter o melhor resultado, o nosso objetivo primário continua a ser os Jogos. Somos nove embarcações a competir nesta prova e alcançar as medalhas é algo perfeitamente possível mas a nossa prestação olímpica é o que temos sempre em mente.» David, ecoando as palavras da sua colega, mencionou o grande apoio dado pelo CNF mas lamentou o facto de a Região continuar a não oferecer à Canoagem o mesmo tipo de ajudas que normalmente dá a outros desportos.
(texto Salvador Freitas)