O Presidente do Governo Regional da Madeira confirmou ontem ao JM que se desloca à Venezuela no próximo mês de maio.

PresidenteVenezuela

Miguel Albuquerque chefiará uma delegação que integra também o novo Diretor Regional das Comunidades e da Cooperação Externa.

Albuquerque assume ao Jornal que a Venezuela é um país que lhe diz muito. «Mais uma vez, o Governo Regional estará presente nos bons e nos maus momentos», disse o governante, referindo-se à importância de voltar a um país de acentuada emigração madeirense e que continua envolto nalgum indefinição político-económica.
«Vamos voltar à Venezuela para contactar as nossas comunidades», especificou o Presidente do Governo Regional. Miguel Albuquerque deverá visitar as comunidades de Caracas, Maracay e Valência a partir de 15 de maio.
«Vamos estar em particular em Los Teques, onde visitaremos o Santuário de Nossa Senhora de Fátima num momento muito importante», disse o Presidente.
A visita de Albuquerque foi propositadamente marcada para o fim de semana imediatamente a seguir ao 13 de maio, quando a comunidade do Carizal nos Altos Mirandinos, tem a maior celebração religiosa e popular naquela zona da periferia de Caracas.
Em construção há cerca de 10 anos, muito por força do empenho de vários empresários madeirenses, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima entrou já na sua derradeira etapa. Em maio deste ano estará praticamente pronto, embora não se perspetive a sua inauguração, atendendo sobretudo a diversas formalidades junto da hierarquia religiosa.
«Desafios da Diáspora»
Do programa que está a ser ultimado, a comitiva chefiada pela Presidente do Governo Regional da Madeira passará por Maracay e Valencia, centrando grande parte da visita em Caracas.
No Centro Português, em Macaracuay, Miguel Albuquerque associa-se ao evento multicultural «Desafios da Diáspora», com vários palcos espalhados pelas magnificas instalações daquele que é considerado o melhor e maior centro das comunidades portuguesas em todo o mundo.
Ainda em Carcacas, o governante madeirense desloca-se ao Consulado de Portugal, instalações por onde passa uma média de 500 a 600 utentes por dia, conforme foi revelado na semana passada pelo cônsul-geral Licínio do Amaral, durante a visita da Secretária de Estado das Comunidades.

Exposição dos 600 Anos
Na reta final das comemorações dos 600 Anos da Descoberta da Madeira e Porto Santo, a visita de Miguel Albuquerque será aproveitada para abrir e deixar em cada um dos pontos da sua passagem uma exposição fotográfica com alguns dos registos mais marcantes e históricos deste período.
O Consulado Geral de Portugal em Caracas, bem como o Centro Português receberão diferentes exposições que ali permanecerão durante algum tempo de modo a poderem ser apreciadas pelos utentes pontuais dos serviços consulares e pelos associados visitantes do Centro Português. Será também disponibilizado algum material multimédia.

In «JM»