O atleta considerou que as suas expetativas nos europeus de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional (IPC) foram superadas com a conquista de duas medalhas de bronze. “Não podia estar mais satisfeito. A expetativa era conseguir uma medalha, consegui duas, foi fantástico”, disse o nadador à agência Lusa, já depois de ter recebido a segunda medalha de bronze.
Ontem, David Grachat conquistou a medalha de bronze nos 400 metros livres S9, depois de na quinta-feira ter vencido, também o bronze, nos 100 metros livres S9.
“Participei em três provas individuais, consegui um oitavo lugar, na final dos 50 livres, e duas medalhas. Foi mesmo muito bom”, afirmou o nadador, que soma agora seis medalhas em europeus e mundiais.
As duas medalhas de bronze conseguidas no Funchal vão juntar-se às duas de bronze que venceu, também nos 400 livres, nos mundiais de 2015 e nos europeus de 2014. Em 2009, nos europeus, arrecadou uma medalha de prata nos 400 livres e uma de bronze nos 100.
Com mínimos para os Jogos Paralímpicos Rio2016, nos quais Portugal poderá participar com três nadadores, David Grachat promete trabalhar forte para a competição, que se disputa em setembro.
“Vou trabalhar forte, com o meu treinador (Carlos Mota) para conseguir ter uma grande prestação nos Paralímpicos”, afirmou o nadador, que tem uma malformação no braço esquerdo.
O nadador português nadou a final em 4.28,26 minutos, tendo terminado atrás do italiano Federico Morlacchi, que com a marca de 4.19,28 alcançou o ouro, e do croata Kristijan Vincetic, que nadou em 4.22,95, conquistado a prata.
David Grachat, de 29 anos, é nadador do Gesloures e já marcou presença nos Jogos Paralímpicos Pequim2008 e Londres2012.
Portugal esteve representado por 16 nadadores nos europeus de natação adaptada do IPC, evento no qual estiveram em competição 453 nadadores, oriundos de 52 países.
20 recordes nacionais para Portugal
A Federação Portuguesa de Natação considerou hoje bastante positivos os resultados de Portugal nos europeus de natação adaptada, que decorreram no Funchal e nos quais os atletas lusos conquistaram duas medalhas de bronze e estiveram em 24 finais.
“É um balanço extremamente positivo. Conseguimos duas medalhas, presença em 24 finais, 20 recordes nacionais e muitas marcas pessoais”, afirmou Carla Cardoso, treinadora da seleção, no final da competição, que decorreu durante sete dias no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.
A prova foi a última de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, para os quais Portugal dispõe de uma quota de participação de três nadadores que, segundo as regras, serão escolhidos pelas suas posições no ‘ranking’ do IPC.
in PORT.COM