O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, que tutela a pasta das Comunidades, vem por este modo lamentar profundamente a morte violenta do nosso Conterrâneo Óscar Ciríaco Freitas em Joanesburgo, África do Sul.
É com preocupação que acompanhamos o clima de insegurança que continua a verificar-se naquele país de forte emigração portuguesa, e madeirense em particular. Neste caso tratou-se de uma morte especialmente violenta, querendo neste momento exprimir toda a minha solidariedade à família, em particular à mulher deste nosso compatriota que viveu momentos de terror aquando do assalto que vitimou o seu marido. O Governo Regional mantém particular atenção à África do Sul, como ficou bem patente na visita efetuada pelo Presidente do Governo Regional no final de 2015. Eu próprio conto nos próximos meses verificar in loco o sentir da nossa comunidade que, fruto dos novos destino de emigração que não privilegiam aquele país Africano, é hoje mais envelhecido, logo com outras fragilidades.
Aproveito o momento para revelar que acompanho igualmente com atenção o momento na Venezuela. Neste momento aguardo da parte do Secretário de Estado das Comunidades o seu relato da visita que efetuou na última semana àquele país, numa lógica de absoluta colaboração e concertação entre as duas Secretarias, Regional e de Estado. De resto a visita deste representante nacional fez-se de modo muito reservado até à reunião com a Ministra da Relações Externas da Venezuela, precisamente por, entre outras, razões de segurança. Conto também a muito breve trecho visitar a nossa comunidade, neste momento bastante sofrida, em particular zonas que tradicionalmente não recebem a presença de representantes de Portugal ou da Madeira.