O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas garante que há uma grande abertura das autoridades germânicas para o ensino da Língua Portuguesa, nomeadamente nas escolas alemãs.
“Há uma grande abertura das autoridades locais e federais alemãs para o ensino da Língua Portuguesa, tanto mais que há financiamento das autoridades alemãs para o ensino da Língua Portuguesa e para o desenvolvimento de um processo de ensino bilingue nas escolas alemãs”, afirmou José Luís Carneiro, no decorrer das Lusitaníadas, que tiveram lugar em Hannover.
Segundo o responsável, “há uma abertura muito grande do sistema educativo alemão […] para a integração do português e ao mesmo tempo por parte do Sistema de Ensino do Português no Estrangeiro para um processo de aprendizagem que assente noutras metodologias que criem o gosto nas crianças, adolescentes e jovens pela língua e cultura portuguesas”. As Lusitaníadas são uma iniciativa competitiva entre alunos de Língua e Cultura Portuguesas de 11 cidades do norte daquele país.
A iniciativa reflete “o trabalho de grande qualidade feito pelos professores do ensino de Português, na Alemanha, e pudemos avaliar que há hoje um contacto muito intenso com processo de aprendizagem da Língua Portuguesa”, referiu o governante.