A Associação Empresarial de Portugal (AEP) apresenta, hoje, o projeto “Next Challenge USA” (“Próximo desafio EUA”), que tem por objetivo promover o interesse das pequenas e médias empresas no mercado norte-americano, no embalo do TTIP.
Em declarações à Lusa, a responsável pela área internacional da AEP, Mónica Moreira, sublinhou tratar-se da “maior economia mundial, tendo 320 milhões de habitantes, com elevadíssimo poder de compra”, no que é um “país que compra muito mais ao exterior do que vende e, portanto, tem uma balança comercial deficitária, o que interessa em termos de exportações a Portugal”.
A responsável da AEP lembrou que a eventual assinatura do acordo da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês) que “se adivinha” leva a que “faça todo o sentido estudar a fundo e ver de que forma terá impacto nos setores de atividade” nacionais.
Mónica Moreira realçou que hoje “não há mercados fáceis” e que, mais do que a dimensão logística que implica exportar para os Estados Unidos da América a preocupação deve ser capacitar as empresas e fazê-las entender que “o mercado americano é maduro, fortemente procurado por todos os fornecedores mundiais e logo à partida tem regras próprias”.
“Não podemos ir pelo preço, temos que ir pela diferença, pelos nichos e ter um crescimento sustentável”, declarou a responsável da AEP, que recordou a “ameaça da China, a proximidade geográfica com o México e o valor acrescentado da Alemanha” como potenciais concorrentes portugueses.
De acordo com o dossier do projeto, o “Next Challenge USA” representa um investimento de mais de 750 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 85%.
“Com o objetivo de fomentar o interesse das empresas portuguesas pelo maior mercado do mundo, e ir ao encontro das oportunidades que se abrem nos Estados Unidos da América, a AEP irá desenvolver durante dois anos um extenso programa, apoiado por consultores americanos, que pretende apoiar as empresas portuguesas na implementação das suas estratégias de internacionalização e promoção nesse mercado”, referiu a AEP em comunicado.
O projeto prevê também aumentar o envolvimento das pequenas e médias empresas nacionais “num novo paradigma de abordagem do mercado americano”, realizar ações de capacitação, “formar empresas e gestores nos aspetos práticos das operações de internacionalização para os EUA” e fomentar as exportações portuguesa junto de setores específicos como casa e decoração, materiais de construção, rochas ornamentais, agroalimentar e indústrias de defesa.
Para além do seminário de hoje, quando o projeto será apresentado no auditório da AEP, em Matosinhos, o “Next Challenge USA” inclui ainda diversos estudos de mercado, oficinas de trabalho, um seminário internacional a realizar em abril de 2017 e um guia interpretativo sobre o TTIP.