Malaca, Malásia, 27 jun (2019) - O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas chega sábado a Malaca para interagir com representantes das comunidades asiáticas descendentes de portugueses, numa iniciativa de partilha das raízes culturais, seguindo na segunda-feira para Macau.

JoseLuisCarneiro

Antes de chegar a Malaca para participar na 2.ª Conferência das Comunidades Portuguesas na Ásia, José Luís Carneiro vai à capital malaia, Kuala Lumpur, reunir-se com o secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Malásia, Muhammad Shahrul Ikram Yaakob.

"Portugal tem uma responsabilidade moral, têm de ter consciência destas bolsas de comunidades portuguesas que existem na Ásia", disse hoje o organizador da segunda edição da Conferência das Comunidades Portuguesas na Ásia, Joseph Santa Maria, em declarações à Lusa na cidade conquistada pelos portugueses em 1511, na época no coração de um lucrativo comércio de especiarias.

O luso-malaio disse ainda acreditar que os Estados que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) têm dinheiro e poder suficientes para apoiar as atividades culturais, linguísticas e históricas destas comunidades, que nasceram "através dos feitos dos grandes descobridores portugueses".

Depois da conferência, José Luís Carneiro desloca-se ao bairro português em Malaca e vai assistir à missa, à procissão e à bênção dos barcos de pesca, "no contexto da Festa de São Pedro em Malaca", lê-se num comunicado divulgado pelo gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O responsável português vai encontrar-se ainda com o ministro-chefe de Malaca, Adly Zahari.

A construção de novos aterros junto ao bairro português está a preocupar os moradores e representantes da comunidade lusodescendente, que disseram à Lusa temer que os preços das rendas das casas subam e que os aterros prejudiquem a atividade piscatória, fundamental para o modo de vida desta comunidade luso-malaia.

Os luso-malaios esperam por isso que este seja um dos assuntos abordados entre Adly Zahari e José Luís Carneiro.

Já no início da próxima semana, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas termina a sua visita à Ásia no antigo território administrado por Portugal, Macau, onde tem previsto encontrar-se com a secretária para a Administração e Justiça de Macau, Sónia Chan, com a direção da Escola Portuguesa de Macau e ainda deverá participar nos "Diálogos com as Comunidades", no auditório do Consulado-Geral de Portugal em Macau, segundo a mesma nota do Governo português.

 

In «Diário de Notícias»