São várias as nacionalidades representadas, esta tarde, no Jardim Municipal. Ritmos, sabores e diversidade cultural contagiam quem por ali passa este domingo.

DiaIntercultural

No local, estão montadas várias barracas, que expõem produtos gastronómicos e tradicionais do seu País de origem. Representados nesta Mostra estão locais como Venezuela, África, Guiné, Angola, Moçambique, Russia, Ucrânia, entre outros. São maioritariamente migrantes que escolheram a Madeira para residir e que aderiram a esta iniciativa promovida pelo Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações. É a oitava iniciativa do género organizada por este organismo.

O evento arrancou às 12h00 deste domingo, mas a animação musical começou às 16h00, altura em que já se encontrava no local o secretário regional da Educação, com a pasta das Comunidades e das Migrações, acompanhado por Sancho Gomes, diretor do Centro.

Ao JM, Jorge Carvalho enalteceu a importância da iniciativa, já que na Região encontram-se cidadãos de diferentes comunidades. "Isto permite mostrar às diferentes comunidades, e particularmente aos madeirenses, aquilo que são as caraterísticas das diferentes culturas destas mesmas comunidades, sendo também uma forma de promovermos, através desta interculturalidade, a integração das diferentes comunidades aqui na comunidade regional", disse o secretário, garantindo que essa integração tem ocorrido com "grande normalidade".

In «JM»