A New York Portuguese American Leadership Conference (NYPALC) atribuiu um prémio ao secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, pela presença ativa na vida da diáspora.

GalaDiaDePortugal

A cerimónia de entrega dos prémios de liderança NYPALC decorreu durante a Gala do Dia de Portugal, que se realizou em maio, no Centro Português Americano de Suffolk e contou com a presença de mais de 400 pessoas.

O Presidente Honorário da gala foi o subsecretário geral das Nações Unidas para Assuntos Jurídicos, Miguel Serpa Soares. O ‘Prémio do Presidente’ foi atribuído ao secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, que convidou os portugueses e luso-americanos a regressar a Portugal, realçando que «estão reunidas condições para receber quem quiser regressar» usufruindo de benefícios fiscais e outros. O membro do governo português exaltou ainda o sistema de ensino «bastante mais barato que nos Estados Unidos», salientando que com «menos de mil euros é possível aos jovens estudantes pagarem um semestre».

Ao longo da cerimónia, animada pela vocalista do Madredeus, Beatriz Nunes, foram atribuídos 14 prémios, entre eles o ‘Prémio dos Fundadores’, que foi atribuído a J. Miguel Rodrigues, presidente da Câmara da cidade de Middletown nos últimos 15 anos. Os beneficiários do Prémio ‘Amigo da Comunidade’ foram o presidente da Câmara de Yonkers, Mike Spano, e o presidente da câmara da vila de Mineola, Scott Strauss.

A NYPALC deu ainda um total de 8 mil dólares (cerca de 7 mil euros) em bolsas escolares a alunos da língua portuguesa e a universitários, sendo que, ao longo dos últimos quatro anos, já foram oferecidos mais de 30 mil dólares em bolsas de estudo.

Comunidade luso-americana unida

Isabelle Coelho-Marques, que termina o mandato como presidente da NYPALC em dezembro, fez um balanço dos últimos anos, afirmando que a comunidade luso-americana «começou a unir-se» e está num «trajeto de unificação e de fortalecer a sua presença no estado de Nova Iorque».

«Eu herdei uma NYPALC com vinte e poucas organizações, neste momento somos 68. É algo que me dá uma grande satisfação», disse Isabelle Coelho-Marques, acrescentando que os membros trabalhavam antes «sozinhos e independentes» e agora funcionam «muito em conjunto».

«Mas, claro, isto é um trabalho que tem de ser contínuo, nada disto é momentâneo, tem de ser continuado, tem de ser trabalhado e eu acredito que temos líderes na comunidade que estão à altura disso», afirmou a responsável.

A NYPALC, fundada em 1973, é uma associação sem fins lucrativos e sem filiações políticas e conta atualmente com 68 organizações como membros, que capacitam os cidadãos portugueses e lusodescendentes de Nova Iorque por meio de advocacia, participação cívica, desenvolvimento comunitário e educação.

Entre os membros da associação sem fins lucrativos encontram-se escolas portuguesas, centros culturais, grupos folclóricos e outras entidades.

In «Revista Port»