Após três dias junto das comunidades em Londres e um dia em Jersey, o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, faz um balanço positivo deste contacto “muito importante” com as comunidades, pois estas puderam sentir que o Governo Regional está a trabalhar "em articulação com todas as entidades, quer a nível nacional, quer com as autoridades locais de Londres e Jersey".

HaUmaGrandeIndecisao

“Os nossos conselheiros estão muitos próximos dos problemas reais da nossa comunidade”, concluiu o vice-presidente, que realça a importância dos contactos “ao mais alto nível”, estabelecidos durante a estadia.

Pedro Calado apreendeu que a comunidade está bem enraizada e globalmente satisfeita com o que encontra atualmente em Londres e Jersey, mas, ao mesmo tempo, “sente que a Madeira hoje oferece condições de vida para que, se um dia quiserem voltar e se estabelecer novamente, o consigam fazer”.

Referindo-se ao último dia, passado em Jersey, o governante madeirense conclui que este “já não é mais um centro de emigração para uma atividade mais rural, hoje temos os nossos emigrantes muito bem colocados”, tendo vindo a desenvolver “negócios muito bons”, ajudando a desenvolver as próprias regiões em que vivem.

Em relação ao Reino Unido e à questão do Brexit, Pedro Calado apercebe-se de uma “grande indecisão relativamente àquilo que vai acontecer”, realçando a importância da transmissão de confiança e serenidade por parte do Governo Regional e que, “aconteça o que acontecer, há neste momento um reforço, quer em meios, quer em termos humanos, no sentido de ajudar e esclarecer qualquer dúvida que possa existir”.

“As pessoas têm de fazer a sua inscrição de residência e de precaver alguma situação que possa acontecer, mas todos eles estão a ser devidamente acompanhados”, conclui o governante.

In «JM»