A penúltima etapa da visita à Austrália, o Presidente do Parlamento e o Secretário com a tutela das Comunidades reuniram, na noite de ontem um número significativo de emigrantes que fixaram residência em Melbourne.
O encontro decorreu na sede do Grupo Cultural e Folclórico Sol de Portugal, uma vez que o «Madeira Club Pérola do Atlântico não dispõe de instalações próprias.
A passagem por Melbourne, antes da visita final a Fremantle (Perth), serviu também de apresentação do novo Cônsul DE Portugal, Nuno Godinho, que recebeu o testemunho de Carlos Lemos.
Esforço da Madeira
Nuno Godinho aproveitou as circunstâncias para elogiar o «esforço da Madeira para estar junto das Comunidades», apontando também o tratamento dado pela Região à Venezuela, com «situação muito complicada», sobretudo no acolhimento das famílias que se viram forçadas a regressar à ilha. O novo Cônsul de Portugal em Melbourne também elogiou e agradeceu o papel desenvolvido pelo seu antecessor, Carlos Lemos.
Ao Grupo Cultural e Folclórico Sol de Portugal relevou a disponibilidade para manter unida a comunidade local.
Tranquada Gomes, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, resolveu que «aceitamos vir à Austrália porque entendemos que as Comunidades são importantes e temos o dever de corresponder ao esforço, dedicação e coragem dos nossos compatriotas de procurar as condições que a terra mãe não nos deu».
O Presidente do Parlamento expressou ainda a «honra em partilhar momento como os que temos experimentado», numa terra que «tão bem acolheu» os portugueses e muitas outras nacionalidades»
Tranquada Gomes e Jorge Carvalho deslocaram-se hoje para Pert, para contactar a comunidade que se ficou em Fremantle.
In «JM Impresso»