O secretário de Estado das Comunidades inicia a 22 de janeiro uma nova visita à Venezuela.
O diretor do Centro das Comunidades Madeirenses, Sancho Gomes, representará o secretário regional Jorge Carvalho que a 27 do mesmo mês estará em Sydney para as celebrações do Dia da Madeira na Austrália.
Uma vez mais o Governo Regional da Madeira integra a comitiva, a convite do secretário de Estado José Luís Carneiro. O governante nacional colocou a Venezuela no centro das prioridades para este novo ano, tendo destacado antes do Natal, na tradicional mensagem enviada aos emigrantes em toda a diáspora, as medidas impulsionadas pelo Governo português, contempladas no Orçamento de Estado contempla, e que “têm como propósito estimular o regresso de cidadãos portugueses ao nosso país.”
José Luís Carneiro referiu-se em particular ao apoio à comunidade portuguesa na Venezuela, que “vai permanecer a nossa principal prioridade.” Na sua mensagem natalícia, o governante revelou que os serviços consulares e diplomáticos “continuarão a ser o pilar fundamental para que os cidadãos tenham acesso à documentação e contem com apoio na vertente social e no acesso a oportunidades de emprego em Portugal.”
Prometeu prosseguir um “trabalho em rede” com as associações luso-venezuelanas, com os cônsules honorários e com os conselheiros das comunidades. “O Estado proporcionará, também, um apoio multidisciplinar aos que desejam regressar a Portugal, tanto ao território continental mas especialmente à Região Autónoma da Madeira”, vincou.
Dar sequência
O regresso do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas à Venezuela logo no início deste ano visa dar sequência à visita efetuada de 6 a 11 de outubro, na qual foi feita uma avaliação da situação e das principais dificuldades que enfrenta a comunidade portuguesa e luso-descendente neste país.
Em outubro, José Luís Carneiro fez-se a acompanhar pela secretária de Estado da Saúde, pelo secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, e pelo diretor do Centro das Comunidades Madeirenses, Sancho Gomes. Integrou ainda a comitiva o Vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o diretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, entre outros.
A comitiva deslocou-se a várias regiões da Venezuela (Lechería, Barquisimeto, Valencia e Maracay), onde tiveram encontros com a comunidade portuguesa. Na capital, Caracas, reuniu-se com os conselheiros das Comunidades Portuguesas e com membros da Associação de Médicos Luso-descendentes. O secretário de Estado teve ainda uma reunião com o vice-ministro para a Europa do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores.
In «JM» - 04-01-19