Presidente da Assembleia e secretário com a tutela das Comunidades são os convidados de honra do «Portugal Madeira Club».

orgaosDeSoberaniaAustralia

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o secretário regional com a tutela das Comunidades são os convidados de honra do «Portugal Madeira Club» em Sydney, para as comemorações do Dia da Madeira na Austrália, nos próximos dias 26 e 27 de Janeiro. A confirmação é feita ao JM pelo conselheiro José Góis e pelo novo Presidente do PMC, Bruno Nogueira.

«Estivemos 10 anos sem a visita de qualquer membro do Governo ou do Parlamento à Austrália», lamentou José Góis, Conselheiro das Comunidades Madeirenses, elogiando por outro lado a visita e uma série de programas por iniciativa da RTP Madeira. «Felizmente este ano conseguimos conjugar tudo e teremos a presença do do Presidente da Assembleia Legislativa e do Secretário Regional que tem a seu cargo as Comunidades, que já tínhamos convidado o ano passado para o Dia da Madeira. O Dr. Jorge Carvalho disse-nos que não poderia ir nessa altura e que tentaria corresponder ao nosso convite me 2019, o que felizmente vai acontecer»
José Góis realça também a presença do presidente do Parlamento após a conjugação de agendas que levará Tranquada Gomes nesta visita oficial à Austrália. «Para os madeirenses que vivem neste grande país será uma honra retomar a presença regular de representantes dos órgãos de soberania da Madeira. Este era um dos meus objectivos que felizmente estamos em vias de concretizar.
Em nome dos madeirenses aqui residentes na Austrália, o Conselheiro das Comunidades aproveita para agradecer e enaltecer os esforços que foram realizados para a concretização da visita de Tranquada Gomes e de Jorge Carvalho. «Ao mesmo tempo realçamos o quanto gostaríamos de continuar a receber o apoio do Governo Regional da Madeira», acrescenta José Góis, anunciando também a presença de outras altas individualidades do governo australiano e das instituições portuguesas entre as quais o Cônsul Geral de Portugal em Sydney, Francisco de Azevedo.

 

600 Anos na Madeira
Em Sydney, Bruno Nóbrega é o novo presidente do «Portugal Madeira Club» desde Outubro do ano passado. Lidera uma nova geração de dirigentes associativos que está a introduzir no mais popular clube português uma renovada dinâmica dando algum descanso à vaga de incansáveis entusiastas que ergueram o clube, entre os quais se destacam Daniel Gouveia e António Nóbrega.
Em declarações ao Jornal desde Sydney, Bruno Nóbrega manifesta a sua «enorme satisfação» em contar no seu primeiro Dia da Madeira enquanto presidente do PMC, com a «presença do presidente do Parlamento e do secretário regional encarregado das Comunidades», agradecendo as diligências efectuadas pelo Conselheiro José Góis.
«Para nós é importante começar o nosso mandato recuperando um pouco mais a ligação à terra dos nossos pais, disse o novo presidente do PMC, de Sydney, dando ênfase também ao facto de a Região Autónoma estar a celebrar os 600 anos do seu descobrimento. «A presença de representantes do Parlamento e do Governo é tanto mais importante porque coincide com as celebrações dos 600 Anos da Descoberta da Madeira e do Porto Santo. Valorizamos imenso que os principais órgãos de soberania da Região tenham trazido esse marco até esta zona do globo, que deve ser a mais distante com emigrantes da Madeira».


Quatro Governantes
Não sendo o único centro luso em Sydney, o «Portugal Madeira», é ponto de passagem obrigatório de qualquer representante do Estado português em visita oficial à Austrália. Jorge Sampaio, na qualidade de Presidente da República, é apenas uma das personalidades de Estado que já visitaram o PMC em Sydney.
Por parte da Madeira, para além do antigo presidente da Assembleia Regional, Nélio Mendonça, há já um longa lista de visitante ilustres entre os membros Governo Regional e alguns autarcas.
Miguel Albuquerque enquanto presidente da Câmara do Funchal, também já lá esteve (2004( e com fundadas razões para essa proximidade, já que Marrickville (onde está sediado o «Portugal Madeira Club, a 7 quilómetros do centro de Sydney) e Preemantle ( a 19 quilómetros de Perth, no Oeste da Austrália) são duas das 16 cidades estrangeiras geminadas com o Funchal.
O primeiro membro do Governo Regional a visitar Austrália foi o presidente Alberto João Jardim, para o Dia da Madeira em Janeiro de 1988. Precisamente durante essa visita inaugurou o «Portugal Madeira Club» de Sydney, que na altura era presidido pelo madeirense Daniel Gouveia. Jardim voltaria à Austrália em Janeiro de 2001 para uma visita oficial que o levou às cidade de Sydney Melbourne e Perth. Iguais circuitos viriam a fazer também os secretários regionais Brazão de Castro (2005), Manuel António Correia (2008) e Ventura Garcês (2009).

 

Melbourne e Perth
Este mês, para além do Dia da Madeira em Sydney (fim de semana de 26 e 7 de Janeiro), o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e o secretário regional com a tutela das Comunidades visitam também o importante núcleo de madeirenses em Melbourne, a 31 de Janeiro.
Dois dias depois, Tranquada Gomes e Jorge de Carvalho estarão com a comunidade madeirense em Perth, incidindo sobretudo na cidade de Freemantle.

In «JM» - 04/01/19