Cerca de 100 crianças russas participaram num convívio natalício da associação 'Onda Russa', destinado a russos a viver na Madeira e a turistas que se encontram na ilha para a passagem de ano.
O programa, que decorreu durante a tarde deste domingo, envolveu um espetáculo musical e a realização de vários jogos tradicionais da Rússia, assim como a degustação de doçaria e bebidas típicas do país.
Maria Marochkina, presidente da associação Onda Russa, sublinhou ao JM a importância da realização deste evento por, de certa forma, conseguir aligeirar as saudades da Rússia, mas, acima de tudo, por achar fundamental procurar manter firmes as raízes culturais nos mais novos, nomeadamente no que toca à língua e às tradições e costumes russos.
Esta foi a primeira vez que este evento se realizou, no Athena Stage - Sala Professora Teresa, na Rua dos Netos, mas Maria garante que esta iniciativa deverá manter-se nos anos seguintes.
O seu ponto alto foi mesmo a chegada do ‘Ded Moroz’, um Pai Natal com caraterísticas russas, que habitualmente traz presentes para as crianças no ano novo e se acompanha pela sua neta Snegurochka. Os presentes, desta vez, vieram mais cedo e alegraram todos os miúdos e graúdos que fizeram parte deste evento repleto de tradição.